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Foi dramático ter que corrigir a minha doutrina sobre o batismo com o Espírito Santo. Pior ainda, meu conceito sobre o evangelho! Agora também o batismo! Tudo veio debaixo da iluminação do Espírito Santo. Eram sérias correções que precisavam ser feitas. Por isso, devemos deixar que o Espírito Santo, as faça.
O Batismo
Agora percebo que a minha doutrina sobre o batismo, era mais um anticatolicismo, que algo tirado das Escrituras.
Quase todos os grupos cristãos, excluindo aqueles que tem a prática do batismo de crianças, fazem cinco declarações sobre o batismo:
- O batismo é um passo de obediência;
- O batismo é uma exteriorização do que já aconteceu no coração;
- O batismo é uma declaração pública de fé;
- A água não é nada, não é mais que um simbolo, e
- O batismo não salva;
Por anos, fiz estas cinco declarações. O lamentável, é ter que admitir, que estas supostas verdades, são cinco falsas declarações, a luz do ensino apostólico. A situação é séria e temos que prestar muita atenção.
O que é o batismo segundo os apóstolos
Vamos, primeiro, para as palavras de Pedro em At 2.38: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados".
Com estas palavras, Pedro, abre a porta do reino dos céus, no dia de Pentecostes. O que contém esta declaração? Pedro declara que existem dois elementos que devem estar presentes para o perdão dos pecados: A) O arrependimento; B) e o batismo no nome de Jesus Cristo.
De acordo com Pedro, se estes dois elementos, estiverem presentes, haverá perdão dos pecados. A palavra dele deve soar forte e conclusiva: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados". Não coloca o batismo para depois da conversão, mas sim como um elemento indispensável para ela. Não coloca o batismo como uma confirmação da salvação recebida por fé, mas sim como um elemento indispensável para ela. Então, separar a fé salvadora do batismo, vem a ser um desvio sério da verdade.
Lembro de uma conversa com um pastor, ele falou: "Você colocou mal a enfase, não ponha no batismo, mas sim no nome de Jesus. Este é o centro da passagem". Discuti bastante com ele, afim de mostrar-lhe que não poderiamos considerar uma e desconsiderar as outras, são três elementos indispensáveis, de acordo com as palavras de Pedro, arrependimento, o nome de Jesus Cristo e o batismo.
Nós discutimos muito, mas ele agarrou-se a sua interpretação. Então, lhe fiz uma pergunta: "Quando Saulo se converteu"? Ele deu a resposta clássica: "No caminho de Damasco". Então, mudei a pergunta: "Quando foram perdoados os seus pecados"? Esta foi a sua resposta: "No caminho de Damasco". Esta era a resposta que eu dava, antes de ter mais luz, sobre o batismo.
Era evidente que tinhamos chegado ao ponto crucial de nossa consideração. Ninguém mais poderia responder-lhe a não ser Ananias. Então, lhe perguntei: "Se Paulo testemunhasse sobre a sua conversão, você creria"? "Sem dúvida", me respondeu.
Lemos, juntos, o testemunho que Paulo dá sobre a sua conversão, em At 22.12-16. Escrevo a última parte: "E agora, porque te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele".
Meu amigo estava pasmo! Não era para menos, porque as palavras de Ananias, confirmadas pelo testemunho de Paulo, declaram, claramente, que os pecados são lavados no batismo! Tal como já havia antecipado, esta declaração lhe soava como uma heresia. "Como, a água lava os pecados"? Falei: "Isto é o que acontece quando forjamos doutrinas anticatólicas".
Os católicos dizem que o batismo é a porta de entrada para o Reino e os evangélicos dizem que a entrada é pela fé. E ambos estão enganados. Os católicos perderam o arrependimento e a fé e os evangélicos a doutrina ensinada pelos apóstolos.
Vamos ver o que ensinava Paulo sobre o batismo. Vamos ler Rm 6.4: "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida". No batismo nos unimos primeiro na morte, com Cristo. Esta união, Deus fez, quando fomos sepultados debaixo das águas. Assim como Jesus morreu pelos nossos pecados e foi sepultado, Paulo diz que nós: "...fomos sepultados, juntamente com ele, pelo batismo, no qual fostes igualmente ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos" (Col 2.12).
Junto com ele, significa a nossa identificação com ele na sua morte, para logo sermos identificados na sua ressurreição.
O que lava os nossos pecados? Não é a água, mas o sangue de Cristo. Aonde? Quando fomos sepultados com ele na morte, pelo batismo. Como nos identificamos com ele, em sua morte, nas águas do batismo. Igualmente, pelo mesmo batismo, nos unimos a Cristo para andar na sua ressurreição. Em novidade de vida!
Como devemos proclamar a mensagem da salvação? Simplesmente, como eles fizeram, Jesus e os apóstolos: "Quem crer e for batizado será salvo, quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16.16). "Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3.5). Agora, fica fácil, entender que Jesus está falando de batismo.
"...tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no filho de Deus que o ressuscitou dentre os mortos" (Col 2.12).
Que o Senhor, nosso Deus, nos conceda a revelação desta verdade!
*** Por Ivan Baker