“Ela dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel que quer dizer Deus conosco. “ (Mateus 1:23)
O Natal no ocidente é comemorado em 25 de Dezembro. A data foi instituída pelo Papa Libério, no ano de 354 da era cristã. Com a divisão da igreja no ano de 1054, a parte do Ocidente ficou sendo conhecida como Igreja Católica Romana e a parte do Oriente como Igreja Ortodoxa Oriental, esta última estabeleceu as comemorações do nascimento de Jesus em 7 de Janeiro.
Mas sabemos com certeza que Jesus não nasceu em 25 de dezembro ou 7 de janeiro. Os estudiosos acreditam que Ele nasceu em março, outros entre o final de setembro e começo de outubro, próximo a Festa dos Tabernáculos, graças às pistas deixadas no Novo Testamento.
Dezembro foi escolhido por causa das festas pagãs ao deus sol invencível, que aconteciam em dezembro, no chamado solstício do inverso. A idéia era associar Jesus ao sol, uma vez que a Palavra de Deus diz que Ele é a verdadeira luz do mundo - João 8:12 - e assim esvaziar as comemorações pagãs.
Com a divisão da igreja ocidental a partir de 1517, e o surgimento da Igreja protestante, ou evangélica, o Natal voltou a ser questionado.
Uma parte da igreja evangélica não tem muito do espírito natalino e não concorda com a idéia de transformar o dia 25 em um dia santo, argumentando que há somente um dia santo, que é o dia do Senhor, o domingo.
Essa parte também é contra as festas do natal, além de não concordar de ter cultos de natal e qualquer símbolo, como árvore, enfeite ou papai Noel.
Para outra parte da igreja evangélica, o natal é uma data para ser comemorada pelo povo de Deus, independente dos rumos folclóricos e mercadológicos que a comemoração tomou.
Para esta parte, nós temos que celebrar lendo a bíblia, fazendo cantata, e lembrando que há uma saída, um ‘escape’, um salvador que ama o homem, entendendo que o verdadeiro sentido do Natal consiste no fato de Deus realmente amar o homem ao enviar o Seu Filho a este mundo, sendo essa a razão pela qual devemos celebrar.
Apesar das dúvidas e questionamentos, o Natal está sendo comemorado por mais de 2 bilhões de pessoas.
É a celebração do nascimento de uma criança que veio a este mundo há mais de 2000 anos. A celebração da vinda daquele que provocou profunda diferença neste mundo.
Para aqueles que um dia receberam o Salvador em seus corações, o nascimento de Jesus Cristo encerrou para sempre a alienação dessas pessoas para com Deus. E no dia em que descobrirem, com certeza, qual foi o dia em que o Senhor Jesus se humilhou tornando-se homem, isto não terá mais a mínima importância.
O importante hoje, é saber que o nascimento de Jesus trouxe reconciliação.
Essa reconciliação com Deus é a paz que os anjos cantaram no dia em que Cristo nasceu.
Graça e Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário