VERSÍCULO DO DIA

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16)

Cruz


"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona

sábado, 12 de maio de 2012

BATISMO NAS ÁGUAS




O batismo é um ato pelo qual mediante a fé nos unimos a Cristo para sepultar em sua morte a nossa velha natureza e começar pelo poder de sua ressurreição uma nova vida.

É um sinal visível de uma realidade espiritual !

Quando uma pessoa desce às águas do batismo, espiritualmente ela está se unindo a Cristo.

Nós não temos dimensão do que acontece no mundo espiritual quando uma pessoa se batiza. Mas todos que foram batizados sabem que algo aconteceu. Passamos a perceber a realidade de Deus em nossas vidas.


A palavra batismo tem origem na palavra grega Bapto.

Bapto: Mergulhar , submergir

Mesmo em português é fácil notar isso :

Mc 1:5   -  Mergulhados no rio.
“E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”

Jo 3:23   -  Porque havia muitas águas.
“Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava”.

At 8:36  -  Havia águas
“E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?”



Mt 28:18-20
“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Mc 16:16
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Depois de sua morte e ressurreição, antes de ser recebido nos céus, Jesus deu uma ordem a seus discípulos :
·      Ide , fazei discípulos.
·      Batizando-os
·      Ensinando-os

Esta ordem está dividida em três partes : Fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los.

Vemos que Jesus colocou o batismo no início da vida cristã: Primeiro batizar depois ensinar.

No texto de Marcos Jesus diz:
“Aquele que crer e for batizado será salvo

Ou seja: A pessoa após crer deve ser batizada para que seja salva.
  
 O batismo está diretamente ligado com a salvação.

A Igreja tem agido com se Jesus tivesse falado : 
·      Quem crer e for salvo será batizado.
·      Depois que te ensinarmos tudo, você decide se vai se batizar.


Não temos autoridade para alterar as palavras de Jesus. Devemos obedecê-las

Não podemos garantir a salvação a ninguém que não tenha sido batizado.



Após receberem o Espírito Santo os apóstolos começaram a anunciar o evangelho do reino. Aqueles que criam, eram imediatamente batizados, cumprindo as ordens de Jesus.  Os apóstolos não esperavam nem um dia sequer.  Há até alguns casos estranhos:

At 2:38-41      ( no dia de pentecostes )
“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.”

·         Batizaram 3 mil pessoas em um só dia.
·         Por que isto? Por que não foram batizando aos poucos?
·         Por que não procuram conhecer toda aquela gente ?
·         ( eram de muitas cidades e lugares diferentes )

At 8:12           ( os samaritanos )
“Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres.”

·      O único requisito era crer na palavra do reino e no nome de Jesus.
·      Não necessitaram passar por provas.
·      Nem mesmo de meses de estudo bíblico.

At 8:36-38      ( o etíope eunuco )
“E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.”

·      Era um gentio e Filipe nem o conhecia.
·      O que impede que eu seja batizado ?
·      É licito se creres.

At 9:17-18    22:13-16   ( Paulo )
“Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.”

“Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.”

·         Foi o caso que mais demorou ( 3 dias ). Isso porque ele estava cego e isolado, não tinha quem o batizasse.
·         Quando Ananias o encontrou disse : Por que te demoras ?

At 10:44-48    ( Cornélio e sua família )
“Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.”

·      Eram muitos gentios que Pedro não conhecia.
·      Mandou que fossem batizados mesmo sabendo que teria problemas em Jerusalém.
( iriam questionar )

At 16:13-15    ( Lídia e sua família )
“No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”

Outro caso em que foi batizada no mesmo dia , logo que creu. (era uma mulher gentia).

At 16:25;30-35  ( o carcereiro e sua família )
“Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.”
“ e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus. Quando amanheceu, os magistrados mandaram quadrilheiros a dizer: Soltai aqueles homens.”

·      É o caso mais interessante. O verso 25 mostra que tudo começou por volta da meia noite., quando sucederam uma série de acontecimentos.
·      Depois que Paulo e Silas pregaram para o carcereiro e sua família, ele lavou os vergões das costa deles.
·      Foram batizados naquela mesma noite. (v33)
·      Era madrugada, por que tanta pressa ?
·      Por que não esperaram amanhecer ?
·      O que os apóstolos viam de tão importante no batismo.
·      Certamente não era só um símbolo , nem um testemunho público. ( só estavam presentes Paulo e Silas e no caso do eunuco, só Filipe )

At 18:8           ( Crispo e os coríntios )
“Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.”

·      Novamente vemos que a única condição era crer na palavra do reino.
·      Apesar de não dizer que não foi no mesmo dia, também não diz o contrário.
·      As palavras creram e foram batizados indicam fatos ocorridos em seqüência e num curto espaço de tempo ( assim que creram foram batizados )

At 19:4-5        ( os doze efésios )
“Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.”

·      Ainda não tinham ouvido sobre o Senhor Jesus.
·      Assim que ouviram foram batizados.

Vemos que a pratica dos apóstolos era diferente do que a Igreja pratica hoje. Para eles o batismo era tão urgente, tão fundamental, tão importante, tão indispensável que as pessoas eram batizadas imediatamente após receber a palavra do reino.

Por que?

Existem vários textos nas cartas dos apóstolos que nos dão indicações e ensinos sobre o batismo. A maioria deles fala sobre as realidades espirituais que estão associadas ao batismo, sem dizer exatamente o que é o batismo. Mas o texto de Gl 3:27 nos dá um esclarecimento muito importante:

Gl 3:27
“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.”

Eles não viam apenas como um batismo nas águas, mas como um batismo em Cristo.

A pessoa era mergulhada em Cristo, enxertada em Cristo, revestida de Cristo.

Alguém poderia perguntar : Mas o que nos une a Cristo não é a fé ?  Sim.  Mas o batismo é a maneira que JESUS determinou para se expressar e se consumar esta fé.

Se alguém não crer ou não se arrepender ( ou for uma criança ) e descer às águas do batismo não acontece nada !   A água não tem poder nenhum !

Mas se alguém desce às águas com fé, pela fé   é  unido a Cristo Jesus !!!

A Igreja de um modo geral,  hoje em dia, pensa que existem duas coisas separadas: Primeiro a pessoa crê interiormente e é unida a Cristo. Depois ela se batiza como um símbolo do que já aconteceu. Por isso demoram para batizar . ( pensam que é só um símbolo )

Mas os apóstolos não viam assim.
  Eles viam que juntamente com o sinal exterior operava um graça interior pela fé daquele que era batizado.
  
 Por isso tinha tanta urgência. !!!  A pessoa precisava se unir a Cristo espiritualmente.

A Igreja hoje trocou isso por um simples “levantar as mãos” ou “ir à frente”.
(Quando isto ocorre numa reunião representa apenas o interesse da pessoa em caminhar com Jesus, mas isso não une a pessoa a Cristo.)

Outro texto esclarecedor é:

 Rm 6:3
“Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?”

Paulo fala duas coisas:

·      A primeira é que eles haviam sido batizados em Cristo. ( A essência do batismo )
·      E outra que talvez tivessem esquecido, que como conseqüência estavam mortos com Cristo. ( Esta é uma verdade associada ao batismo )

Muitos ensinam que o batismo significa morte e ressurreição com Cristo.  Isto tem boa dose de verdade, mas confunde o batismo com suas conseqüências.

O batismo é união com Cristo.

A morte do velho homem e a ressurreição para uma nova vida são conseqüências diretas e imediatas da nossa união com Ele.

Nos unimos a Ele na sua morte.
Nos unimos a Ele na sua ressurreição.
Nos tornamos um com Cristo em tudo que Ele é.


Vimos a urgência do batismo na vida de uma pessoa. Mas será que qualquer pessoa pode ser batizada ?

O que uma pessoa precisa para se batizar ? 

Existem dois pré requisitos para o batismo: e Arrependimento.

Alguém pode dizer: mas nem todos os textos que lemos falam sobre arrependimento.

Mas falam da palavra que era pregada e o que era anunciado. à  O Reino de Deus.
As pessoas criam convictas de seu pecado e da necessidade de arrependimento.  Quando pregamos o reino de Deus pregamos arrependimento.

Vamos ler dois textos:

Mc 16:16
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

At 2:38
“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

   “ Quem crer e for batizado será salvo”

Crer em que ?
·      Que Jesus existia antes de todas as coisa
·      Que Jesus Cristo é o Filho de Deus , que nasceu de uma virgem
·      Que Ele foi perfeito e santo e fez sinais e prodígios pelo Espírito Santo
·      Que Ele morreu pelos seus pecados.
·      Que Deus o ressuscitou dentre os mortos ?
·      Que Ele subiu aos céus e está a direita de Deus é Senhor sobre tudo e todos?

Arrependimento

·      Você mudou de atitude ?
·      Está disposto a sujeitar-se e a obedecer a Cristo em tudo ?
·      Renuncia a Satanás, ao pecado e aceita o reino de Deus em sua vida ?
·      Coloca Deus acima de seu pai, mãe, esposa, filhos, filhas, irmãos e acima de sua própria vida ?
·      Reconhece a Cristo como dono de tudo que você possui ?
·      Está disposto a seguir a Jesus e ser um verdadeiro discípulo até o fim.

Discípulo : Aquele que crê em tudo que Cristo diz e faz tudo que Cristo manda.


Lc 14:25-33
“Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro para calcular se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil ? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.”

·      Para quem Jesus fala isso ?  à Para a multidão que o seguia.
·      Por duas vezes Jesus usa a palavra “calcular” ( v28 e v31  -  em outras traduções fazer as contas ) falando sobre a edificação e depois sobre um combate.
·      Devemos ter convicção de nossa opção em seguir Jesus. E de que para segui-lo é necessário largar tudo.

 Existe um preço a ser pago e o preço é TUDO.



O Batismo é nossa união com Cristo.

 É um sinal visível de uma realidade que acontece no mundo espiritual.

O Kerigma ( proclamação ) do Novo testamento é estarmos em Cristo. Esta expressão aparece inúmeras vezes no Novo Testamento com relação a nossa vitoria, perdão, justificação, poder, salvação, unidade.  Todas as promessas do Novo Testamento nos são dadas em Cristo.

Como é que nós somos colocados em Cristo ?  à Através do batismo.

Veremos agora as realidades espirituais que estão associadas ao batismo :



Rm 6:2-11
“Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,  sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.”

·      Fomos batizados na sua morte
·      Também o seremos na semelhança da sua ressurreição.
·      Andemos em novidade de vida
·      O nosso velho homem ( com tudo que faz parte dele ) foi crucificado com Cristo.


à A morte de Jesus é a nossa morte
·      Estamos mortos para o pecado     Rm 6:11,  Cl2:12;3:3
·      Estamos mortos para o mundo      Gl 6:14
·      Estamos mortos para a lei             Rm 7:4,  Gl 2:7


à A sua ressurreição é a nossa nova vida para servir-mos a Deus.
·      Em Cristo somos novas criaturas  II Co 5:17
·      Fomos ressuscitados com Ele       Ef 2:5-6
·      Ressurgimos pela fé                      Cl 2:12



Ef 1:20-23
“Que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.”

·      Acima de todo nome que se nomeia.
·      Acima de todo principado
·      Unidos a Cristo temos vitoria sobre Satanás e os demônios e sobre toda amarra diabólica.


At 2:38
“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

·      Para que ?    à Perdão dos pecados.
·      Nossos pecados são perdoados por Deus no batismo.


At 22:16
“Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.”

·      Ananias disse a Paulo : “ Batiza-te e lava os teus pecados”
·      Somos limpos, lavados por dentro, recebemos vestes brancas.


Mc 16:16
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

·      As duas coisas devem acontecer  à  e

I Pe 3:21
“Que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.”


Ø Cristo tem um corpo, um organismo vivo na terra. Quando nos unimos a Cristo pelo batismo somos unidos, inseridos no seu corpo, que é a Igreja.



I Co 12:13
“Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

·      Quando éramos do mundo, éramos independentes de Deus e dos homens. Agora somos dependentes não só de Deus mas também dos irmão que estão conosco. Nos submetemos uns aos outros.
·      Da mesma forma que um dedo não se move apenas com uma ordem do cérebro, mas depende também da mão, braço, ombro, pescoço. Assim também nós estamos ligados uns aos outros de forma que Cristo , o Cabeça da Igreja comande todo o seu corpo.


Deus tem uma grande obra para fazer em nós, mas Ele não faz nada em nós separados de Cristo Jesus.

·      Deus não nos trata isoladamente.
·      Toda obra que Ele tem para fazer em nós é em Cristo.
·      Deus crucificou nosso velho homem em Cristo.
·      Deus nos dá nova vida juntamente com Cristo.
·      Estamos assentados nos lugares celestiais ( acima de Satanás ) em Cristo.

 Toda esta tremenda vitória é possível porque fomos batizados em Cristo.


·      A e o Arrependimento são condições indispensáveis para o batismo. Por isso não devemos batizar crianças.
·      Se você conhece um irmão de outra congregação que crê ou pratica de forma diferente, deve respeitá-lo e recebê-lo como irmão.
·      Ele faz assim porque crê assim.
·      Age conforme sua consciência.
·      É uma questão de fé e não de pecado.
·      Quanto a nós, vamos cumprir o que está escrito na palavra de Deus.
·      Ninguém pode se batizar de novo. Se alguém crê que seu batismo não foi válido (não havia fé ou arrependimento ou era criança) não foi batizado, foi molhado e deve se batizar.
·      Se alguém disser : “Mas eu conheço pessoas que não se batizaram e vivem em santidade.  ou então  Lutero era um homem de Deus e cria no batismo infantil”. Nossa resposta deve ser que não podemos nos dirigir pela experiência dos homens, mas pela infalível e eterna Palavra de Deus.

Não se mergulha alguém num copo d’água, muito menos em algumas gotas d’água. Por isso o batismo por imersão. Pois é a forma mais próxima da realidade.  Não se sepulta um morto com um punhado de terra. Se jogarmos terra nele não estamos enterrando , estamos sujando ele. Temos que enterrá-lo. Em alguns casos por impossibilidade ( pessoas mais velhas por exemplo ) o batismo é feito despejando-se  água ( dando um banho ) no batizando. Este é chamado batismo por derramamento.

ADORAÇÃO

Bendito seja Deus, Pai do meu Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Espírito Santo, que revela o meu Salvador, e que conduz a Igreja santa e imaculada na terra.

Senhor Deus, quem confia em ti ainda que tropece, não cai; ainda que sofra, suporta; nunca desespera; sempre é consolado nos momentos de aflição e jamais carrega cargas pesadas sozinho.

Tu, Senhor, és como um rio de águas vivas que flui dentro de mim. És fonte inesgotável que mata a minha sede.

Eu Te louvo! Eu Te adoro!

Flui Senhor, dentro de mim, enche-me com teu Espírito. Dá-me um coração submisso, um coração de discípulo. Abate a minha arrogância, meu egoísmo, minha independência!

Faz-me melhor, para Ti, Senhor! Só Tu, Senhor, és digno de louvor e adoração. Tu és majestade santa. Te amo Senhor!

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte."
Apoc. 20:6
Só existem dois reinos: o de Deus e o de Satanás.
A qual dos dois você pertence?
Se vive para si mesmo, não é ao reino de Deus que você pertence.
Se não reconhece o senhorio de Cristo, não há lugar para você no reino de Deus.
Se não é humilde de espírito, não é cidadão do Reino dos Céus.

Só existem dois senhores: Deus e Satanás.
A qual você serve?
Se ama o pecado, não é a Deus que você serve.
Se vive para fazer a sua própria vontade, de Deus você não é súdito.
Se almeja a glória, as riquezas, os louvores deste mundo, você não serve para Deus.

Só existem dois caminhos: um estreito e outro largo.
O caminho estreito é apertado e cheio de espinhos.
Jesus é esse caminho.
Para encontrar esse caminho é necessário renunciar a si mesmo.
Para andar nesse caminho, você deve tomar diariamente uma cruz.
Para permanecer nesse caminho, precisa seguir a Jesus até o fim.
O caminho largo é fácil e espaçoso.
Nele não há espinho, não há cruz, não há renúncia.
Mas, nele também Deus não está.
Por qual caminho você anda?

Só existem duas árvores: a da Vida e a do conhecimento do bem e do mal.
A Árvore da Vida é o próprio Jesus.
É Árvore que produz muito fruto, fruto de justiça e santidade, de paz e amor.
Quem desse fruto se alimenta, vence o pecado, vence o mundo, vence o mal.
Quem desse fruto se alimenta, tem forças para enfrentar as dificuldades do caminho estreito.
Quem desse fruto se alimenta, se sacia de paz, de esperança, da própria vida de Deus.
A árvore do conhecimento produz muito fruto também.
Fruto agradável aos olhos e proveitoso para dar conhecimento.
Quem desse fruto se alimenta sente-se apto a viver longe de Deus...
Sente-se forte, capaz para viver para si mesmo...
Essa árvore produz alguns frutos parecidos com os da árvore da vida, que podem até confundir.
Mas, ao serem digeridos, não produzem a vida de Cristo.
Podem até produzir muita atividade, muita obra, bondade, muita religiosidade.
Mas, a vida de Jesus, só Jesus, que é a Árvore da Vida, pode produzir.
No final das contas, é a procedência do fruto que faz a diferença.
Não há árvore má que produza bons frutos.
Só Jesus pode produzir a Sua vida em nós.
De qual árvore você se alimenta?

Dois reinos, dois senhores, dois caminhos, duas árvores...
Não há meio-termo, não há outras opções.
Ninguém pode ser neutro, não se posicionar, não se decidir.
Não nascemos no Reino de Deus, não nascemos com a capacidade de servi-lo.
Ninguém nos colocará no caminho estreito, nem andará a nossa jornada, ou tomará cruz que é só nossa.
Não desejamos naturalmente o fruto da Árvore da Vida.
A árvore do conhecimento sempre produz frutos mais tentadores.
Todos necessitamos tomar a decisão:
Sair do reino das trevas e vir para o Reino da Luz,
Renunciar a própria vontade e render-se a vontade de Deus...
Dar meia-volta no caminho largo e espaçoso e passar ao caminho estreito,
Rejeitar os frutos da árvore do conhecimento, desejar a vida de Jesus.
Ninguém está dispensado dessa decisão.
Não é um assunto para religiosos ou ultrapassados.
É um assunto para todos. Na verdade, o maior e mais importante assunto.
Deve ocupar a primazia na nossa lista de prioridades.
Nada é mais importante.

POR QUE?

Porque também só existem duas ETERNIDADES: Céu ou Inferno.
A vida aqui é passageira ... enganosa ...
Mas depois é para sempre, eterno, imutável.
Onde passaremos a eternidade depende de qual reino fazemos parte,
a qual senhor servimos, em qual caminho andamos, de qual árvore nos alimentamos HOJE.

ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE?

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

O CÉU É PARA AQUELES QUE TÊM INTIMIDADE COM DEUS.

O INFERNO É PARA AQUELES VIVERAM PARA SI MESMOS.

A BIBLIA SAGRADA


A Bíblia foi escrita, originalmente, em hebraico, aramaico e grego, depois traduzida para o latim. Até o ano de 1499, havia apenas 35 traduções da Bíblia Sagrada, em virtude da proibição da Igreja Católica de que se fizessem traduções para outras línguas. Em 1799 surgiram mais 59; em 1899 mais 446.

Atualmente, segundo palestra proferido por Bill Mitchell, em Osasco, São Paulo, em 8 de junho de 2006, ela está traduzida para 2.403 línguas, que representam 95% da população mundial. (Bill Mitchell é consultor de tradução da Área das Américas das Sociedades Bíblicas Unidas, e doutor em Teologia). Inicialmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos.

A divisão em capítulos foi feita no ano de 1250 pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas partes. O Antigo Testamento em 1445, pelo rabi Nathan; o Novo Testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris. A primeira Bíblia a ser publicada inteiramente dividida em capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, em 1560.

A Bíblia é composta de duas grandes seções, conhecida como Antigo e Novo Testamento, totalizando 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento e foi escrita num período de aproximadamente 1.500 anos, por mais de 40 autores, das mais variadas profissões e atividades, que viveram e escreveram em países, regiões e continentes afastados uns dos outros, em períodos e condições diversas, mas seus escritos formam uma harmonia inigualável.

O Novo Testamento foi traduzido para a língua portuguesa em 1676, pelo missionário evangélico João Ferreira de Almeida, que começou a traduzir o Antigo Testamento, mas não concluiu, por ter falecido em 6 de agosto de 1691. Quem concluiu a tradução do Antigo Testamento foi o pastor Jacobus op den Akker, começando em 1748 e terminando em 1753, quando foi impressa a primeira Bíblia completa em português, em dois volumes.

A Bíblia completa e mais os apócrifos, foram traduzidos para a língua portuguesa pelo padre Antonio Pereira de Figueiredo, que começou a tarefa em 1725 e terminou em 1790.

A Bíblia católica completa, em português, somente foi publicada em 1819. No Brasil, publicou-se em 1847, em São Luiz do Maranhão, o Novo Testamento, traduzido pelo frei Joaquim de nossa Senhora de Nazaré.

Em 1879, a Sociedade de Literatura Religiosa e Moral do Rio de Janeiro publicou a primeira edição brasileira do Novo Testamento de Almeida, versão revista por José Manoel Garcia, lente do Colégio D.Pedro II, e pelos pastores M.P.B. de Carvalhosa e Alexandre Blackford. A primeira Tradução Brasileira da Bíblia completa, foi publicada em 1917.

A Bíblia Católica brasileira, foi editada em 1932, pelo padre Matos Soares.

Judeus, Cristãos e Católicos usam Bíblias diferentes. A Bíblia Judaica – conhecida por Tanak, sigla que vem das iniciais da divisão (Torah “Lei”, Neviím “Os profetas” e Ketuvim “Os escritos” - é composta apenas do Antigo Testamento; a Bíblia Protestante é composta do Antigo Testamento (o mesmo dos judeus) e do Novo Testamento; a Bíblia Católica é composta do Antigo Testamento, mais o acréscimo de 7 livros apócrifos, que não foram aceitos pelos primeiros cristãos e designados como “não canônicos”, “contestados”, “livros que não podem ser lidos na Igreja” e que são: Sabedoria, Eclesiástico, I e II Macabeus, Tobias, Judite e Baruque; e o Novo Testamento.

A Bíblia é um livro singular. Não há nenhum que se compare a ela. É um livro de respostas. Nela se encontra a manifestação do Eterno Deus, fazendo-se conhecer pessoalmente, firmando pactos e alianças, usando a linguagem humana para trazer a verdade imutável.

Os céticos afirmam que os livros da Bíblia Sagrada não são confiáveis, porque foram escritos por pessoas religiosas, baseadas em suas crenças. Entretanto, há muitas provas que garantem a confiabilidade da Bíblia, a sua autoridade como Palavra de Deus inspirada, e a perfeição dos registros dos eventos históricos que retrata, incluindo aí a vida terrena de Jesus Cristo.

O que torna a Bíblia diferente dos livros sagrados de outras religiões, é que é a única a fazer profecias com milhares de anos de antecedência, e todas elas se cumpriram; o que garante que as profecias que ainda não aconteceram, vão acontecer.

O tempo e a história comprovaram as palavras escritas pelos profetas, como a queda de nações, a destruição do Templo e a diáspora judaica. Anunciou com 4 mil anos de antecedência que os judeus voltariam a viver na “terra prometida” depois que fossem dispersos pelo mundo e hoje o Estado de Israel existe e sobrevive em meio a povos hostis.

A Bíblia nos conduz ao mundo metafísico (que está além de nossos sentidos), onde a mente humana, sozinha, não tem capacidade de penetrar. Nos traz informações privilegiadas sobre Deus e seu relacionamento com o mundo e principalmente de seu plano e propósito para a salvação.

Minha lista de blogs

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Itabuna, Sul da Bahia, Brazil
Sou um discípulo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

Arquivo do blog