VERSÍCULO DO DIA

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16)

Cruz


"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona

domingo, 27 de maio de 2012

A UNIDADE DA IGREJA


 I Co 1:2
"À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso"

Fp 1:1  
"Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos"

Estes e outros textos, mostram que a Igreja em uma determinada localidade é única. A referência é sempre no singular e nunca no plural, pois só existe uma igreja em uma determinada localidade. A Igreja só está separada por localidades geográficas ( cidades ) e não por templos ou nomes.

Ap 1:11
"Que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia."

Ásia é um continente e as localidades citadas são cidades. No livro de Atos e em todo o novo testamento a Igreja não tinha nome. Só damos nomes a coisas plurais (quando existe mais de um) para diferenciação.

Ex.: Moisés no monte Orebe - EU SOU

O nome discrimina

Todos os discípulos de Jesus fazem parte da mesma Igreja, quer sejam batistas, metodistas, católicos, das Assembléias de Deus, etc.

Católico significa universal . Nós somos católicos, apostólicos, cristãos ( não romanos ) . Pois somos parte da igreja universal, edificada sobre o fundamento dos apóstolos, cuja autoridade máxima é Cristo ( e não o papa )

De qual igreja você é ?
Da Igreja de Jesus


A igreja não é uma construção de tijolos, mas uma casa de pedras vivas, ajustadas umas as outra, edificadas para a morada de Deus.

Quando Deus ordenou a construção do tabernáculo, Ele disse “para que eu habite no meio deles” Ex 25:8-9. Ele pretendia habitar no meio do povo. Como o tabernáculo era uma figura do homem, indicava que seu desejo era habitar em cada um de nós. 
O homem, por causa de sua carnalidade, tende sempre a ficar com a figura. Do tabernáculo fez-se o templo e criou-se a idéia de que Deus habita no templo.

Ainda hoje, um dos principais problemas é que as pessoas pensam que Deus só habita no templo. Você pode falar que Deus esta em todo lugar e dirão que é verdade, mas sempre associam a presença de Deus ao templo.

Igreja não é templo, é povo. Deus não habita só no templo.

Mas se olharmos para a Palavra de Deus, veremos que Deus nunca planejou habitar num templo, ou numa construção de tijolos.





 
Gn 28:17-19
·         "Esta é a Casa de Deus"
·         Mas ele estava ao ar livre.
·         Jacó chamou a pedra de Casa de Deus ( Betel )
Ex 25:8-9
·         Povo tinha sido tirado do Egito...
·         Deus diz para Moisés fazer o tabernáculo.
·         Santuário - "Eu habitarei no meio deles"
·         Deus habitando com o povo.
II Sm 7:5;11-16
·         "Quem é você para fazer casa para mim"
·         "O Senhor te fará casa"
·         O teu descendente - Edificará casa ao meu nome ( Jesus )
·         Mt 1:1 - Os dois únicos a quem Deus prometeu descendência.
I Re 8:27
·         Reconheceram que o templo era incapaz de conter a glória de Deus
II Cr 2:6
·         Salomão ( um dos descendentes de Davi ) dizendo.
Is 66:1
·         Que casa me edificareis vós
At 7:48-49
·         Estevão compreendeu o que  Deus disse no velho testamento e que se tornara realidade através da Igreja
At 17:24
·         Deus não habita em templos
Mt 1:23
·         Em todo o caminho do V.T. o que é que Deus queria ?
·         à  habitar conosco
Jo 1:14
·         Habitou ( tabernaculou ) entre nos.
·         A figura do tabernáculo se cumprindo
Jo 14:16-20;23
·         Habita convosco e está em vós
·         Faremos nele morada
I Co 3:16
·         Vós sois templo do Espírito Santo
·         Deus habita em vós
Ef 2:20-22
·         Edificados sobre o fundamento dos apóstolos
·         Sobre a pedra que é Cristo
·         Edifício bem ajustado à diferente de monte de tijolos
I Pe 2;5
·         Pedras Vivas edificadas como Casa Espiritual.
Hb 3:4-6
·         Somos Casa Espiritual em Cristo ( fora dele não )
·         O Velho é figura do Novo



A Igreja é a morada coletiva de Deus


Antes de Jesus as pessoas iam uma vez por ano até Jerusalém para oferecer sacrifícios pelos seus pecados e para adorar a Deus. Havia o templo dividido em 3 partes : Átrio, Santo Lugar e Santo dos Santos, que representava a presença de Deus . havia um véu que separava o Santo dos Santos do Santo Lugar e só o sumo-sacerdote podia entra lá para oferecer sacrifício pelo povo.

Quando Jesus morreu o véu do templo se rasgou de alto a baixo , mostrando que agora, com o fim dos rituais e tradições judaicas, todos nós podemos ter acesso a presença de  Deus a toda ora e em todo lugar.

Jo 4:21-24
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

Igreja ¹ Templo     Igreja = pessoas

Não existe lugar específico para  se adorar a Deus. Nós o adoramos em espírito e em verdade.   Jo 4:24


At 2:44-47
“Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.”

·      Comunhão e unidade
·      No templo
·      Nas casas

A Igreja estava presente tanto no dia-a-dia da cidade, testemunhando  onde o povo estava, quanto nas casas, orando e se edificando.


Rm 16:3-5;14-15
“Saudai a Prisca e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo.”

“Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.”

·      Igreja em sua casa
·      Santos reunidos

A igreja se reunia nas casas dos irmãos, em pequenos grupos onde havia edificação, companheirismo e intimidade entre eles.

I Co 16:15-19
“Agora vos rogo, irmãos - pois sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaía, e que se tem dedicado ao ministério dos santos - que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. Regozijo-me com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. Porque recrearam o meu espírito assim como o vosso. Reconhecei, pois, aos tais. As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Aqüila e Prisca, com a igreja que está em sua casa.”.

·      As igrejas da Ásia
·      Igreja que está em sua casa

Na Bíblia, a palavra Igrejas ( no plural ) sempre indica localidades geográficas diferentes. A Igreja em uma cidade sempre é uma só ( Igreja em Corinto, em Éfeso, em Laodicéia, etc.). Mas quando se trata de várias localidades a palavra aparece no plural. ( Igrejas da Ásia, continente com muitas cidades ).

Igreja no singular indica a Igreja em uma localidade ( cidade )
Igrejas no plural indica sempre localidades Geográficas diferentes, nunca doutrinas diferentes.

Cl 4:15
“Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfas e a igreja que está em sua casa.”
·      Laodicéia  -  localidade
·      Em sua casa

Igreja universal : em toda a terra ( Ef 5:23 Cristo cabeça da Igreja )
Igreja loca: em uma localidade ( ¹ bairro ou quarteirão ) , cidade .



Quando houve a perseguição ela espalhou-se por toda a Ásia, Grécia, Acaia, etc. pois para onde quer que os cristão fossem, pregavam o evangelho ganhavam pessoas para Cristo e a Igreja crescia. Se eles estivessem apegados a um lugar, um templo , talvez a história da igreja terminasse aí. Hoje, muitos irmãos em países muçulmanos e na China, fazem o mesmo.


Não há indícios da construção de templos no Novo Testamento.

·      Só 300 anos depois de Cristo.
·      Constantino se declarou Cristão.
·      Paganização da Igreja

A igreja é a casa de Deus, o templo somos nós    

Hb 3:6
“Mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.”

Ef 2:22   
“…no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.”

I Tm 3:15
“Para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.”

A Igreja não possuía templo . O templo que aparece em alguns texto no novo testamento refere-se ao templo dos judeus, quando a igreja estava em Jerusalém.
·      Os judeus perseguiam a Igreja
·      Os cristão não podiam entrar no templo.
·      O templo era usado para sacrifícios segundo a lei judaica.
·      A Igreja se reunia do lado de fora do templo, em lugares públicos.                  (pórtico de Salomão)
·      Ali haviam comerciantes, cambistas ( Jo 2:14-16 - Jesus ainda não tinha morrido ) .

Ø Quando a Igreja sai de Jerusalém e vai ao mundo, não se houve mais falar de templos.


Existe um costume errado de se chamar de igreja o local onde a Igreja se reúne. O prédio ou salão onde a igreja se reúne não é igreja, é construção. Ele não tem nada de santo ou sagrado e não abriga a presença de Deus.

A Igreja é o corpo de Cristo e nós somos membros uns dos outros.

Ef 1:22-23
“…e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.”


Rm 12:5
“…assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”

A Igreja é um conjunto de pessoas salvas e redimidas por Jesus, com compromisso umas com as outras e com Deus, e que estão envolvidas na sua cidade para testemunhar de Cristo e proclamar a sua Palavra.

Não está restrito a lugar
Não é uma organização , é um organismo. ( corpo )

Não é preciso que destruamos os templos construídos. Eles podem ser utilizados para as grandes reuniões da Igreja. Mas o ordenamento dos Santos acontece nos lares, nos pequenos grupos, células ou grupo caseiro, não importa o nome que se dê a Igreja nos lares.

ADORAÇÃO

Bendito seja Deus, Pai do meu Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Espírito Santo, que revela o meu Salvador, e que conduz a Igreja santa e imaculada na terra.

Senhor Deus, quem confia em ti ainda que tropece, não cai; ainda que sofra, suporta; nunca desespera; sempre é consolado nos momentos de aflição e jamais carrega cargas pesadas sozinho.

Tu, Senhor, és como um rio de águas vivas que flui dentro de mim. És fonte inesgotável que mata a minha sede.

Eu Te louvo! Eu Te adoro!

Flui Senhor, dentro de mim, enche-me com teu Espírito. Dá-me um coração submisso, um coração de discípulo. Abate a minha arrogância, meu egoísmo, minha independência!

Faz-me melhor, para Ti, Senhor! Só Tu, Senhor, és digno de louvor e adoração. Tu és majestade santa. Te amo Senhor!

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte."
Apoc. 20:6
Só existem dois reinos: o de Deus e o de Satanás.
A qual dos dois você pertence?
Se vive para si mesmo, não é ao reino de Deus que você pertence.
Se não reconhece o senhorio de Cristo, não há lugar para você no reino de Deus.
Se não é humilde de espírito, não é cidadão do Reino dos Céus.

Só existem dois senhores: Deus e Satanás.
A qual você serve?
Se ama o pecado, não é a Deus que você serve.
Se vive para fazer a sua própria vontade, de Deus você não é súdito.
Se almeja a glória, as riquezas, os louvores deste mundo, você não serve para Deus.

Só existem dois caminhos: um estreito e outro largo.
O caminho estreito é apertado e cheio de espinhos.
Jesus é esse caminho.
Para encontrar esse caminho é necessário renunciar a si mesmo.
Para andar nesse caminho, você deve tomar diariamente uma cruz.
Para permanecer nesse caminho, precisa seguir a Jesus até o fim.
O caminho largo é fácil e espaçoso.
Nele não há espinho, não há cruz, não há renúncia.
Mas, nele também Deus não está.
Por qual caminho você anda?

Só existem duas árvores: a da Vida e a do conhecimento do bem e do mal.
A Árvore da Vida é o próprio Jesus.
É Árvore que produz muito fruto, fruto de justiça e santidade, de paz e amor.
Quem desse fruto se alimenta, vence o pecado, vence o mundo, vence o mal.
Quem desse fruto se alimenta, tem forças para enfrentar as dificuldades do caminho estreito.
Quem desse fruto se alimenta, se sacia de paz, de esperança, da própria vida de Deus.
A árvore do conhecimento produz muito fruto também.
Fruto agradável aos olhos e proveitoso para dar conhecimento.
Quem desse fruto se alimenta sente-se apto a viver longe de Deus...
Sente-se forte, capaz para viver para si mesmo...
Essa árvore produz alguns frutos parecidos com os da árvore da vida, que podem até confundir.
Mas, ao serem digeridos, não produzem a vida de Cristo.
Podem até produzir muita atividade, muita obra, bondade, muita religiosidade.
Mas, a vida de Jesus, só Jesus, que é a Árvore da Vida, pode produzir.
No final das contas, é a procedência do fruto que faz a diferença.
Não há árvore má que produza bons frutos.
Só Jesus pode produzir a Sua vida em nós.
De qual árvore você se alimenta?

Dois reinos, dois senhores, dois caminhos, duas árvores...
Não há meio-termo, não há outras opções.
Ninguém pode ser neutro, não se posicionar, não se decidir.
Não nascemos no Reino de Deus, não nascemos com a capacidade de servi-lo.
Ninguém nos colocará no caminho estreito, nem andará a nossa jornada, ou tomará cruz que é só nossa.
Não desejamos naturalmente o fruto da Árvore da Vida.
A árvore do conhecimento sempre produz frutos mais tentadores.
Todos necessitamos tomar a decisão:
Sair do reino das trevas e vir para o Reino da Luz,
Renunciar a própria vontade e render-se a vontade de Deus...
Dar meia-volta no caminho largo e espaçoso e passar ao caminho estreito,
Rejeitar os frutos da árvore do conhecimento, desejar a vida de Jesus.
Ninguém está dispensado dessa decisão.
Não é um assunto para religiosos ou ultrapassados.
É um assunto para todos. Na verdade, o maior e mais importante assunto.
Deve ocupar a primazia na nossa lista de prioridades.
Nada é mais importante.

POR QUE?

Porque também só existem duas ETERNIDADES: Céu ou Inferno.
A vida aqui é passageira ... enganosa ...
Mas depois é para sempre, eterno, imutável.
Onde passaremos a eternidade depende de qual reino fazemos parte,
a qual senhor servimos, em qual caminho andamos, de qual árvore nos alimentamos HOJE.

ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE?

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

O CÉU É PARA AQUELES QUE TÊM INTIMIDADE COM DEUS.

O INFERNO É PARA AQUELES VIVERAM PARA SI MESMOS.

A BIBLIA SAGRADA


A Bíblia foi escrita, originalmente, em hebraico, aramaico e grego, depois traduzida para o latim. Até o ano de 1499, havia apenas 35 traduções da Bíblia Sagrada, em virtude da proibição da Igreja Católica de que se fizessem traduções para outras línguas. Em 1799 surgiram mais 59; em 1899 mais 446.

Atualmente, segundo palestra proferido por Bill Mitchell, em Osasco, São Paulo, em 8 de junho de 2006, ela está traduzida para 2.403 línguas, que representam 95% da população mundial. (Bill Mitchell é consultor de tradução da Área das Américas das Sociedades Bíblicas Unidas, e doutor em Teologia). Inicialmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos.

A divisão em capítulos foi feita no ano de 1250 pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas partes. O Antigo Testamento em 1445, pelo rabi Nathan; o Novo Testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris. A primeira Bíblia a ser publicada inteiramente dividida em capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, em 1560.

A Bíblia é composta de duas grandes seções, conhecida como Antigo e Novo Testamento, totalizando 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento e foi escrita num período de aproximadamente 1.500 anos, por mais de 40 autores, das mais variadas profissões e atividades, que viveram e escreveram em países, regiões e continentes afastados uns dos outros, em períodos e condições diversas, mas seus escritos formam uma harmonia inigualável.

O Novo Testamento foi traduzido para a língua portuguesa em 1676, pelo missionário evangélico João Ferreira de Almeida, que começou a traduzir o Antigo Testamento, mas não concluiu, por ter falecido em 6 de agosto de 1691. Quem concluiu a tradução do Antigo Testamento foi o pastor Jacobus op den Akker, começando em 1748 e terminando em 1753, quando foi impressa a primeira Bíblia completa em português, em dois volumes.

A Bíblia completa e mais os apócrifos, foram traduzidos para a língua portuguesa pelo padre Antonio Pereira de Figueiredo, que começou a tarefa em 1725 e terminou em 1790.

A Bíblia católica completa, em português, somente foi publicada em 1819. No Brasil, publicou-se em 1847, em São Luiz do Maranhão, o Novo Testamento, traduzido pelo frei Joaquim de nossa Senhora de Nazaré.

Em 1879, a Sociedade de Literatura Religiosa e Moral do Rio de Janeiro publicou a primeira edição brasileira do Novo Testamento de Almeida, versão revista por José Manoel Garcia, lente do Colégio D.Pedro II, e pelos pastores M.P.B. de Carvalhosa e Alexandre Blackford. A primeira Tradução Brasileira da Bíblia completa, foi publicada em 1917.

A Bíblia Católica brasileira, foi editada em 1932, pelo padre Matos Soares.

Judeus, Cristãos e Católicos usam Bíblias diferentes. A Bíblia Judaica – conhecida por Tanak, sigla que vem das iniciais da divisão (Torah “Lei”, Neviím “Os profetas” e Ketuvim “Os escritos” - é composta apenas do Antigo Testamento; a Bíblia Protestante é composta do Antigo Testamento (o mesmo dos judeus) e do Novo Testamento; a Bíblia Católica é composta do Antigo Testamento, mais o acréscimo de 7 livros apócrifos, que não foram aceitos pelos primeiros cristãos e designados como “não canônicos”, “contestados”, “livros que não podem ser lidos na Igreja” e que são: Sabedoria, Eclesiástico, I e II Macabeus, Tobias, Judite e Baruque; e o Novo Testamento.

A Bíblia é um livro singular. Não há nenhum que se compare a ela. É um livro de respostas. Nela se encontra a manifestação do Eterno Deus, fazendo-se conhecer pessoalmente, firmando pactos e alianças, usando a linguagem humana para trazer a verdade imutável.

Os céticos afirmam que os livros da Bíblia Sagrada não são confiáveis, porque foram escritos por pessoas religiosas, baseadas em suas crenças. Entretanto, há muitas provas que garantem a confiabilidade da Bíblia, a sua autoridade como Palavra de Deus inspirada, e a perfeição dos registros dos eventos históricos que retrata, incluindo aí a vida terrena de Jesus Cristo.

O que torna a Bíblia diferente dos livros sagrados de outras religiões, é que é a única a fazer profecias com milhares de anos de antecedência, e todas elas se cumpriram; o que garante que as profecias que ainda não aconteceram, vão acontecer.

O tempo e a história comprovaram as palavras escritas pelos profetas, como a queda de nações, a destruição do Templo e a diáspora judaica. Anunciou com 4 mil anos de antecedência que os judeus voltariam a viver na “terra prometida” depois que fossem dispersos pelo mundo e hoje o Estado de Israel existe e sobrevive em meio a povos hostis.

A Bíblia nos conduz ao mundo metafísico (que está além de nossos sentidos), onde a mente humana, sozinha, não tem capacidade de penetrar. Nos traz informações privilegiadas sobre Deus e seu relacionamento com o mundo e principalmente de seu plano e propósito para a salvação.

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