VERSÍCULO DO DIA

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16)

Cruz


"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona

sábado, 19 de maio de 2012

JUIZO ETERNO


O Juízo Eterno refere-se ao juízo ou sentença que Deus já deu para a eternidade, revelada na Sua Palavra. Esta sentença não terá alterações.

Ao estudarmos este fundamento devemos Ter a seguinte revelação: Deus é amor e também é juizo. Seu juízo é a manifestação do seu mor e da sua santidade. Quem não corresponde ao seu amor e santidade entra em juízo.

Por isso devemos viver com tremor e temor diante de Deus e dos homens. Devemos andar de modo digno do evangelho. Devemos ser responsáveis pelo nosso procedimento.

A Palavra juízo significa ato de julgar; julgamento, tribunal em que se julgam e sentenciam demandas.

Por quê é necessário juízo ?

·         Por causa das más obras (Jo3:19  Rm2:5-6  1Co5:10  Gl6:7-8)
·         Por causa da incredulidade (Mc16:16  Jo3;18)
·         Por causa da rebeldia contra Deus  (2ts11:7-9  1Pe4;17)

Quem é o Juiz ?

·         Cristo é o Juiz. Por meio dele Deus julgará o mundo  (Jo5:22  aT17:31  Rm2:16)
·         A Palavra será o meio pelo qual o Senhor nos julgará (Jo12:48-49)

Cristo julgará o mundo com justo juízo, revelando assim os propósitos mais íntimos dos homens, levando-os ao Juízo. (At17:31  Rm2:5-6  Hm4:12-13)

A Bíblia aponta vários tipos de juízos, que vamos classificar de forma cronológica: juízo passado, juízo presente e juízo futuro.


 Foi realizado pela obra de Jesus Cristo na Cruz.

O que foi julgado na cruz e qual foi o resultado desse julgamento ( a sentença ) ?


Rm6:23
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."

Diz respeito a nós , os cristãos. A morte de Jesus condenou os pecados e nos salvou.

·         Resultado: Nossos pecados foram julgados e condenados, fomos considerados dignos de morte, mas Jesus morreu em nosso lugar recebendo a punição que merecíamos, nos livrando da condenação.. ( Gl3;13  1Pe3:18  Rm8;1  Jo5:24)


Rm8:3
"Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado."

Na cruz, Cristo condenou a velha natureza ( o pecado )

·         Resultado: A morte de nossa velha natureza inclinada ao pecado. Assim podemos afirmar : "Estou crucificado com Cristo, logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".  (Gl 2;19-20  Rm 6:1-6; 8:1-4  Gl 5:24)


1Jo3:8
"Porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo."

Na cruz Cristo marcou a derrota do Diabo e de suas pretensões. (Hb2:14  1Jo3;8)

·         Resultado: A autoridade do diabo foi anulada (Cl2:15) e por fim será lançado no "lago de fogo", consumando assim sua sentença eterna. (Ap20:10)



Neste julgamento a Palavra de Deus exerce importante influência.


Ef5:15
"Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,"

É o nosso julgamento habitual para descobrir como realmente somos e andamos na vida cristã.


1Co11:28-30
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem."

Este julgamento é para os crentes quando não julgam a si mesmos, deixado de se corrigir. Esta disciplina do senhor é corretiva.


Mc16:16
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."

O Evangelho esta sendo pregado e com isso o mundo está sendo julgado. A consumação do seu destino será no "juízo dos incrédulos" (Ap20:13).



Cristo julgará o mundo como Juiz Universal


2Tm4:8
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."


Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Este é o julgamento das obras dos cristãos e não dos seus pecados, porém , toda obra tem que chegar a juízo. É o "Tribunal de Cristo".

2Co5:10
"Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal."

Somos salvos pela graça, mediante a fé para assim possamos andar nas boas obras que Deus nos preparou (Ef2:8-10). As obras nos acompanham até o "Tribunal de Cristo" (Ap14:13), mas apesar de sermos julgados, seremos salvos. (Lc12:47-48 1Co3:13-15)

É um julgamento para recompensa e não para salvação ou condenação (Rm8:1). Será julgado o que o discípulo fez com sua vida cristã e seus dons recebidos.

Como resultado desse julgamento poderemos receber ou não prêmios e recompenas descritos na bíblia como galardões e coroas (2Tm4:8  Ap3;11;22:12  Jo2:8)


O povo de Israel que até então esta disperso será reunido. Seguirá então o julgamento (juízo) para determinar quem dos israelitas entrará no Reino. (Sl50:1  Ml3:2-5;4:12  Hb10:30-31)

Ez20:34-35
"E vos tirarei dentre os povos, e vos congregarei dos países nos quais fostes espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada; e vos levarei ao deserto dos povos; e ali face a face entrarei em juízo convosco"

Quem será julgado?
·         Os religiosos hipócritas  ( Sl50:5-15)
·         Os ímpios  (Sl50:16-21)

A Palavra afirma que muitos Israelitas serão salvos. (Rm11:25-26   Ap7:1-8)


Mt25:32
"E diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos"

Será no vale do Megido ou Armagedon ( Jl3;2 Ap16:14;19:11-21 ). Os justos entrarão no reino, mas os ímpios não entrarão e serão condenados ao castigo eterno. (Mt25:34,41).


Apocalipse 20 trata do milênio (Cristo e a Igreja reinando por mil anos sobre a terra). Os versos 7 a 15 tratam dos juízos do diabo (e seus anjos) e também dos incrédulos.

Ap20:7-15
"Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo."


Os Santos irão julgar os anjos juntamente com Cristo, a quem o Pai confiou todo o julgamento (Jo 5:22)  . Estes anjos são os que servem a Satanás.

1Co6:3
"Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?"

O diabo e os anjos foram julgados na cruz, aqui eles são condenados ao "lago de fogo", sua morada eterna.


Neste momento são julgados os restantes dos mortos, os que não tiveram parte na primeira ressurreição.

Ap20:5
"Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição"

Aqui "mortos" refere-se aos incrédulos, pois os que estão em Cristo já ressuscitarãm e reinaram com Ele durante o milênio. (Ap20:4  Jo 5;29   At24:14)

Base do julgamento:
·         As obras que estiverem escritas "nos livros" (Ap2012-13)
·         Os nomes que estiverem escritos nos livro da vida (Ap20:15)

Somente através da fé em Jesus é que nossos nomes são arrolados nos céus para a eternidade .

Lc10:20
"Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus."

Resultado : Todos que comparecerem diante do trono serão julgados, dados como culpados e lançados no "lago de fogo", que é a "segunda morte" (Ap20:6,13-15).

ADORAÇÃO

Bendito seja Deus, Pai do meu Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Espírito Santo, que revela o meu Salvador, e que conduz a Igreja santa e imaculada na terra.

Senhor Deus, quem confia em ti ainda que tropece, não cai; ainda que sofra, suporta; nunca desespera; sempre é consolado nos momentos de aflição e jamais carrega cargas pesadas sozinho.

Tu, Senhor, és como um rio de águas vivas que flui dentro de mim. És fonte inesgotável que mata a minha sede.

Eu Te louvo! Eu Te adoro!

Flui Senhor, dentro de mim, enche-me com teu Espírito. Dá-me um coração submisso, um coração de discípulo. Abate a minha arrogância, meu egoísmo, minha independência!

Faz-me melhor, para Ti, Senhor! Só Tu, Senhor, és digno de louvor e adoração. Tu és majestade santa. Te amo Senhor!

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte."
Apoc. 20:6
Só existem dois reinos: o de Deus e o de Satanás.
A qual dos dois você pertence?
Se vive para si mesmo, não é ao reino de Deus que você pertence.
Se não reconhece o senhorio de Cristo, não há lugar para você no reino de Deus.
Se não é humilde de espírito, não é cidadão do Reino dos Céus.

Só existem dois senhores: Deus e Satanás.
A qual você serve?
Se ama o pecado, não é a Deus que você serve.
Se vive para fazer a sua própria vontade, de Deus você não é súdito.
Se almeja a glória, as riquezas, os louvores deste mundo, você não serve para Deus.

Só existem dois caminhos: um estreito e outro largo.
O caminho estreito é apertado e cheio de espinhos.
Jesus é esse caminho.
Para encontrar esse caminho é necessário renunciar a si mesmo.
Para andar nesse caminho, você deve tomar diariamente uma cruz.
Para permanecer nesse caminho, precisa seguir a Jesus até o fim.
O caminho largo é fácil e espaçoso.
Nele não há espinho, não há cruz, não há renúncia.
Mas, nele também Deus não está.
Por qual caminho você anda?

Só existem duas árvores: a da Vida e a do conhecimento do bem e do mal.
A Árvore da Vida é o próprio Jesus.
É Árvore que produz muito fruto, fruto de justiça e santidade, de paz e amor.
Quem desse fruto se alimenta, vence o pecado, vence o mundo, vence o mal.
Quem desse fruto se alimenta, tem forças para enfrentar as dificuldades do caminho estreito.
Quem desse fruto se alimenta, se sacia de paz, de esperança, da própria vida de Deus.
A árvore do conhecimento produz muito fruto também.
Fruto agradável aos olhos e proveitoso para dar conhecimento.
Quem desse fruto se alimenta sente-se apto a viver longe de Deus...
Sente-se forte, capaz para viver para si mesmo...
Essa árvore produz alguns frutos parecidos com os da árvore da vida, que podem até confundir.
Mas, ao serem digeridos, não produzem a vida de Cristo.
Podem até produzir muita atividade, muita obra, bondade, muita religiosidade.
Mas, a vida de Jesus, só Jesus, que é a Árvore da Vida, pode produzir.
No final das contas, é a procedência do fruto que faz a diferença.
Não há árvore má que produza bons frutos.
Só Jesus pode produzir a Sua vida em nós.
De qual árvore você se alimenta?

Dois reinos, dois senhores, dois caminhos, duas árvores...
Não há meio-termo, não há outras opções.
Ninguém pode ser neutro, não se posicionar, não se decidir.
Não nascemos no Reino de Deus, não nascemos com a capacidade de servi-lo.
Ninguém nos colocará no caminho estreito, nem andará a nossa jornada, ou tomará cruz que é só nossa.
Não desejamos naturalmente o fruto da Árvore da Vida.
A árvore do conhecimento sempre produz frutos mais tentadores.
Todos necessitamos tomar a decisão:
Sair do reino das trevas e vir para o Reino da Luz,
Renunciar a própria vontade e render-se a vontade de Deus...
Dar meia-volta no caminho largo e espaçoso e passar ao caminho estreito,
Rejeitar os frutos da árvore do conhecimento, desejar a vida de Jesus.
Ninguém está dispensado dessa decisão.
Não é um assunto para religiosos ou ultrapassados.
É um assunto para todos. Na verdade, o maior e mais importante assunto.
Deve ocupar a primazia na nossa lista de prioridades.
Nada é mais importante.

POR QUE?

Porque também só existem duas ETERNIDADES: Céu ou Inferno.
A vida aqui é passageira ... enganosa ...
Mas depois é para sempre, eterno, imutável.
Onde passaremos a eternidade depende de qual reino fazemos parte,
a qual senhor servimos, em qual caminho andamos, de qual árvore nos alimentamos HOJE.

ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE?

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

O CÉU É PARA AQUELES QUE TÊM INTIMIDADE COM DEUS.

O INFERNO É PARA AQUELES VIVERAM PARA SI MESMOS.

A BIBLIA SAGRADA


A Bíblia foi escrita, originalmente, em hebraico, aramaico e grego, depois traduzida para o latim. Até o ano de 1499, havia apenas 35 traduções da Bíblia Sagrada, em virtude da proibição da Igreja Católica de que se fizessem traduções para outras línguas. Em 1799 surgiram mais 59; em 1899 mais 446.

Atualmente, segundo palestra proferido por Bill Mitchell, em Osasco, São Paulo, em 8 de junho de 2006, ela está traduzida para 2.403 línguas, que representam 95% da população mundial. (Bill Mitchell é consultor de tradução da Área das Américas das Sociedades Bíblicas Unidas, e doutor em Teologia). Inicialmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos.

A divisão em capítulos foi feita no ano de 1250 pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas partes. O Antigo Testamento em 1445, pelo rabi Nathan; o Novo Testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris. A primeira Bíblia a ser publicada inteiramente dividida em capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, em 1560.

A Bíblia é composta de duas grandes seções, conhecida como Antigo e Novo Testamento, totalizando 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento e foi escrita num período de aproximadamente 1.500 anos, por mais de 40 autores, das mais variadas profissões e atividades, que viveram e escreveram em países, regiões e continentes afastados uns dos outros, em períodos e condições diversas, mas seus escritos formam uma harmonia inigualável.

O Novo Testamento foi traduzido para a língua portuguesa em 1676, pelo missionário evangélico João Ferreira de Almeida, que começou a traduzir o Antigo Testamento, mas não concluiu, por ter falecido em 6 de agosto de 1691. Quem concluiu a tradução do Antigo Testamento foi o pastor Jacobus op den Akker, começando em 1748 e terminando em 1753, quando foi impressa a primeira Bíblia completa em português, em dois volumes.

A Bíblia completa e mais os apócrifos, foram traduzidos para a língua portuguesa pelo padre Antonio Pereira de Figueiredo, que começou a tarefa em 1725 e terminou em 1790.

A Bíblia católica completa, em português, somente foi publicada em 1819. No Brasil, publicou-se em 1847, em São Luiz do Maranhão, o Novo Testamento, traduzido pelo frei Joaquim de nossa Senhora de Nazaré.

Em 1879, a Sociedade de Literatura Religiosa e Moral do Rio de Janeiro publicou a primeira edição brasileira do Novo Testamento de Almeida, versão revista por José Manoel Garcia, lente do Colégio D.Pedro II, e pelos pastores M.P.B. de Carvalhosa e Alexandre Blackford. A primeira Tradução Brasileira da Bíblia completa, foi publicada em 1917.

A Bíblia Católica brasileira, foi editada em 1932, pelo padre Matos Soares.

Judeus, Cristãos e Católicos usam Bíblias diferentes. A Bíblia Judaica – conhecida por Tanak, sigla que vem das iniciais da divisão (Torah “Lei”, Neviím “Os profetas” e Ketuvim “Os escritos” - é composta apenas do Antigo Testamento; a Bíblia Protestante é composta do Antigo Testamento (o mesmo dos judeus) e do Novo Testamento; a Bíblia Católica é composta do Antigo Testamento, mais o acréscimo de 7 livros apócrifos, que não foram aceitos pelos primeiros cristãos e designados como “não canônicos”, “contestados”, “livros que não podem ser lidos na Igreja” e que são: Sabedoria, Eclesiástico, I e II Macabeus, Tobias, Judite e Baruque; e o Novo Testamento.

A Bíblia é um livro singular. Não há nenhum que se compare a ela. É um livro de respostas. Nela se encontra a manifestação do Eterno Deus, fazendo-se conhecer pessoalmente, firmando pactos e alianças, usando a linguagem humana para trazer a verdade imutável.

Os céticos afirmam que os livros da Bíblia Sagrada não são confiáveis, porque foram escritos por pessoas religiosas, baseadas em suas crenças. Entretanto, há muitas provas que garantem a confiabilidade da Bíblia, a sua autoridade como Palavra de Deus inspirada, e a perfeição dos registros dos eventos históricos que retrata, incluindo aí a vida terrena de Jesus Cristo.

O que torna a Bíblia diferente dos livros sagrados de outras religiões, é que é a única a fazer profecias com milhares de anos de antecedência, e todas elas se cumpriram; o que garante que as profecias que ainda não aconteceram, vão acontecer.

O tempo e a história comprovaram as palavras escritas pelos profetas, como a queda de nações, a destruição do Templo e a diáspora judaica. Anunciou com 4 mil anos de antecedência que os judeus voltariam a viver na “terra prometida” depois que fossem dispersos pelo mundo e hoje o Estado de Israel existe e sobrevive em meio a povos hostis.

A Bíblia nos conduz ao mundo metafísico (que está além de nossos sentidos), onde a mente humana, sozinha, não tem capacidade de penetrar. Nos traz informações privilegiadas sobre Deus e seu relacionamento com o mundo e principalmente de seu plano e propósito para a salvação.

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