VERSÍCULO DO DIA

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16)

Cruz


"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona

sábado, 19 de maio de 2012

JUIZO ETERNO


O Juízo Eterno refere-se ao juízo ou sentença que Deus já deu para a eternidade, revelada na Sua Palavra. Esta sentença não terá alterações.

Ao estudarmos este fundamento devemos Ter a seguinte revelação: Deus é amor e também é juizo. Seu juízo é a manifestação do seu mor e da sua santidade. Quem não corresponde ao seu amor e santidade entra em juízo.

Por isso devemos viver com tremor e temor diante de Deus e dos homens. Devemos andar de modo digno do evangelho. Devemos ser responsáveis pelo nosso procedimento.

A Palavra juízo significa ato de julgar; julgamento, tribunal em que se julgam e sentenciam demandas.

Por quê é necessário juízo ?

·         Por causa das más obras (Jo3:19  Rm2:5-6  1Co5:10  Gl6:7-8)
·         Por causa da incredulidade (Mc16:16  Jo3;18)
·         Por causa da rebeldia contra Deus  (2ts11:7-9  1Pe4;17)

Quem é o Juiz ?

·         Cristo é o Juiz. Por meio dele Deus julgará o mundo  (Jo5:22  aT17:31  Rm2:16)
·         A Palavra será o meio pelo qual o Senhor nos julgará (Jo12:48-49)

Cristo julgará o mundo com justo juízo, revelando assim os propósitos mais íntimos dos homens, levando-os ao Juízo. (At17:31  Rm2:5-6  Hm4:12-13)

A Bíblia aponta vários tipos de juízos, que vamos classificar de forma cronológica: juízo passado, juízo presente e juízo futuro.


 Foi realizado pela obra de Jesus Cristo na Cruz.

O que foi julgado na cruz e qual foi o resultado desse julgamento ( a sentença ) ?


Rm6:23
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."

Diz respeito a nós , os cristãos. A morte de Jesus condenou os pecados e nos salvou.

·         Resultado: Nossos pecados foram julgados e condenados, fomos considerados dignos de morte, mas Jesus morreu em nosso lugar recebendo a punição que merecíamos, nos livrando da condenação.. ( Gl3;13  1Pe3:18  Rm8;1  Jo5:24)


Rm8:3
"Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado."

Na cruz, Cristo condenou a velha natureza ( o pecado )

·         Resultado: A morte de nossa velha natureza inclinada ao pecado. Assim podemos afirmar : "Estou crucificado com Cristo, logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".  (Gl 2;19-20  Rm 6:1-6; 8:1-4  Gl 5:24)


1Jo3:8
"Porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo."

Na cruz Cristo marcou a derrota do Diabo e de suas pretensões. (Hb2:14  1Jo3;8)

·         Resultado: A autoridade do diabo foi anulada (Cl2:15) e por fim será lançado no "lago de fogo", consumando assim sua sentença eterna. (Ap20:10)



Neste julgamento a Palavra de Deus exerce importante influência.


Ef5:15
"Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,"

É o nosso julgamento habitual para descobrir como realmente somos e andamos na vida cristã.


1Co11:28-30
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem."

Este julgamento é para os crentes quando não julgam a si mesmos, deixado de se corrigir. Esta disciplina do senhor é corretiva.


Mc16:16
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."

O Evangelho esta sendo pregado e com isso o mundo está sendo julgado. A consumação do seu destino será no "juízo dos incrédulos" (Ap20:13).



Cristo julgará o mundo como Juiz Universal


2Tm4:8
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."


Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Este é o julgamento das obras dos cristãos e não dos seus pecados, porém , toda obra tem que chegar a juízo. É o "Tribunal de Cristo".

2Co5:10
"Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal."

Somos salvos pela graça, mediante a fé para assim possamos andar nas boas obras que Deus nos preparou (Ef2:8-10). As obras nos acompanham até o "Tribunal de Cristo" (Ap14:13), mas apesar de sermos julgados, seremos salvos. (Lc12:47-48 1Co3:13-15)

É um julgamento para recompensa e não para salvação ou condenação (Rm8:1). Será julgado o que o discípulo fez com sua vida cristã e seus dons recebidos.

Como resultado desse julgamento poderemos receber ou não prêmios e recompenas descritos na bíblia como galardões e coroas (2Tm4:8  Ap3;11;22:12  Jo2:8)


O povo de Israel que até então esta disperso será reunido. Seguirá então o julgamento (juízo) para determinar quem dos israelitas entrará no Reino. (Sl50:1  Ml3:2-5;4:12  Hb10:30-31)

Ez20:34-35
"E vos tirarei dentre os povos, e vos congregarei dos países nos quais fostes espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada; e vos levarei ao deserto dos povos; e ali face a face entrarei em juízo convosco"

Quem será julgado?
·         Os religiosos hipócritas  ( Sl50:5-15)
·         Os ímpios  (Sl50:16-21)

A Palavra afirma que muitos Israelitas serão salvos. (Rm11:25-26   Ap7:1-8)


Mt25:32
"E diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos"

Será no vale do Megido ou Armagedon ( Jl3;2 Ap16:14;19:11-21 ). Os justos entrarão no reino, mas os ímpios não entrarão e serão condenados ao castigo eterno. (Mt25:34,41).


Apocalipse 20 trata do milênio (Cristo e a Igreja reinando por mil anos sobre a terra). Os versos 7 a 15 tratam dos juízos do diabo (e seus anjos) e também dos incrédulos.

Ap20:7-15
"Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo."


Os Santos irão julgar os anjos juntamente com Cristo, a quem o Pai confiou todo o julgamento (Jo 5:22)  . Estes anjos são os que servem a Satanás.

1Co6:3
"Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?"

O diabo e os anjos foram julgados na cruz, aqui eles são condenados ao "lago de fogo", sua morada eterna.


Neste momento são julgados os restantes dos mortos, os que não tiveram parte na primeira ressurreição.

Ap20:5
"Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição"

Aqui "mortos" refere-se aos incrédulos, pois os que estão em Cristo já ressuscitarãm e reinaram com Ele durante o milênio. (Ap20:4  Jo 5;29   At24:14)

Base do julgamento:
·         As obras que estiverem escritas "nos livros" (Ap2012-13)
·         Os nomes que estiverem escritos nos livro da vida (Ap20:15)

Somente através da fé em Jesus é que nossos nomes são arrolados nos céus para a eternidade .

Lc10:20
"Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus."

Resultado : Todos que comparecerem diante do trono serão julgados, dados como culpados e lançados no "lago de fogo", que é a "segunda morte" (Ap20:6,13-15).

sexta-feira, 18 de maio de 2012

IMPOSIÇÃO DE MÃOS


Entre os fundamentos que o livro de Hebreus apresenta ( Hb 6:1-2), encontramos a imposição de mãos.  Como o batismo nas águas, a imposição de mãos é um sinal visível de uma ação que acontece no mundo espiritual. Foi grandemente utilizada por Jesus Cristo em seu ministério e também no início da Igreja. Vamos ver o que a bíblia diz sobre o assunto:


1) Usada para conferir uma benção:

Gn 48:14-16
"Mas Israel, estendendo a mão direita, colocou-a sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as mãos assim propositadamente, sendo embora este o primogênito. E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia, o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe estes mancebos, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pois Abraão e Isaque; e multipliquem-se abundantemente no meio da terra."

2) Usada para transferir a culpa do pecado:

Lv16:21-22
"E, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para uma região solitária; e esse homem soltará o bode no deserto."

( Lv 1:3-4 ; 3:2,8,13 ; 4;4,15,24,29,33 ; 8:14 )

3) Separação especial de alguém para um serviço ou uma liderança:

Nm27:22-23
"Então Moisés fez como o Senhor lhe ordenara: tomou a Josué, apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, impôs-lhe as mãos, e lhe deu a comissão; como o Senhor falara por intermédio de Moisés."

4) Como confirmação de testemunho contra um criminoso:

Lv24:14
"Tira para fora do arraial o que tem blasfemado; todos os que o ouviram porão as mãos sobre a cabeça dele, e toda a congregação o apedrejará."


1) Usada por Jesus no ministério de cura de enfermidades:

Mt 8:3
"Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra."
( Mt 8:15 ; Mc1:41 ; Lc 4:40 ; 5;13 ; 22:51 ; e outros )

2) Usada pelos discípulos no mesmo ministério:

Mc16:18
"Pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados."

3) Também usada por Paulo neste ministério:

At28:8
"Aconteceu estar de cama, enfermo de febre e disenteria, o pai de Públio; Paulo foi visitá-lo, e havendo orado, impôs-lhe as mãos, e o curou."

4) Usada em conexão com o recebimento do Espírito Santo:

At8:17
"Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo."
(At 9:17 ; 19:6 )

5) Usada em conexão com a comunicação de dons espirituais:

1Ti4:14
"Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero."

6) Usada para comunicação de uma benção

Mc 10:15-16
"Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-as nos seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas."

7) Usada para investir pessoas em um ministério:

At 13:2-3
"Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram."


É importante que mantenhamos um padrão bíblico para tudo que fazemos na igreja. Se a imposição de mãos era algo importante na bíblia, certamente será importante para nós também hoje.  Na medida que a igreja começar a participar das ricas heranças que nos foram dadas por Deus, começará a operar com poder espiritual.

Deus não nos dá ordens impossíveis , me traz para sua igreja práticas vazias de conteúdo. Lembremos que as práticas que Deus instituiu para sua igreja são armas da nossa milícia, que não são carnais , mas poderosas Nele.


O que são bênçãos ?

A bênção na bíblia se concebe como uma força concreta pela qual Deus, pessoalmente ou através de alguém, faz descer sobe pessoas o bem e a felicidade.

( A bênção coloca a pessoa sob a direta influência do poder de Deus. )

As trevas querem impedir a concretização do propósito eterno de Deus. Os poderes das trevas precisam ser detidos, aniquilados, expulsos. A benção inibe as forças do mal e também reveste a pessoa com graça protegendo-a do mal.

Ao contrario da maldição que é uma tentativa de colocar alguém sob poderes e influências demoníacos, a benção liberta do mal e impede a concretização do mesmo.

Estas coisas ocorrem no mundo espiritual, por isso quando abençoamos com imposição de mãos estamos comunicando através de um sinal visível as realidades espirituais. Quando Jesus abençoou os pequeninos (Mt19:13) ou quando Jacó abençoou seus filhos, ambos retiraram aqueles que abençoavam da influência do mal que poderia vir e ao mesmo tempo lhes comunicaram uma graça realizadora de vida abundante.

Embora a bíblia não dê detalhes sobre isto, sabemos que a imposição de mãos abençoadas também deve ser observada em circunstâncias especiais na vida da igreja.

(Ex.: quando um jovem casal se casa, e deseja formar uma família em Cristo, precisa ser abençoado )

Os irmãos podem ser abençoados quando lidam com situações difíceis de resolver ou quando tem que tomar decisões importantes.

 A imposição de mãos não é uma pratica vazia, nem uma formalidade sem sentido. Ela estende a outros uma benção real, por meio da fé.

Os que assim a praticam se tornam despenseiros da multiforme graça de Deus (1Pe4;10)

Lembremos: A imposição de mãos é uma representação visível de uma realidade espiritual invisível e por ela as leis espirituais são ativadas.


Aqueles que o Espírito Santo chama para um ministério e são separados pela igreja local para realizar este ministério, precisam receber a autoridade necessária. Um princípio básico na vida da igreja cristã é o obreiro estar sob autoridade e receber autoridade.

Esta autoridade delegada é transmitida pela imposição de mãos. Assim , manto da autoridade de Cristo cobre a pessoa com proteção e como fonte de autoridade delegada.

Atos 6:6 fala de irmãos que foram destacados para entre outras coisas, cuidar dos pobres da igreja. Já nestes dias iniciais da igreja, vemos os apóstolos impondo as mãos sobre eles como um comissionamento para realização desse serviço.

Alguns destacados irmãos de Antioquia impuseram as mãos sobre Paulo e Barnabé, comissionando-os para o trabalho muito especial que iriam fazer por determinação do Espirito Santo. (At13:1-3)

Sempre que um serviço especial ou um ministério novo se levanta na igreja, a imposição de mãos traz consigo este duplo aspecto:

·        Reconhecimento da pessoa ou do ministério.
·        Comissionamento da pessoa para o trabalho sob autoridade.


O ministério de cura é um dom que deve estar em contínua operação na igreja. Tanto Jesus como os apóstolos usaram a imposição de mãos para ao curar os enfermos.

Jesus ao transmitir suas derradeiras ordens aos discípulos disse, entre outras coisas, que "se eles impusessem as mãos sobre os enfermos, eles ficariam curados" (Mc16:18)

A imposição de mãos reivindicava saúde plena para os enfermos, invocando o nome do Senhor Jesus Cristo e o poder do Espírito Santo que vem  em socorro deles, derrotando as forças do mal e restaurando a saúde aos que dela necessitam.

O apóstolo Paulo, em Rm8:11 diz que "o Espírito daquele que ergueu Cristo dentre os mortos vivificará vossos corpos mortais". A cura de enfermidades deve Ter uma expressão prática na vida da Igreja.

 Este é um ministério para todos os crentes: orar pelos enfermos e impor as mãos sobre eles para que sejam curados.

Quer sejam enfermidades físicas ou da alma ( insegurança, ira, medo, complexo, desconfiança, impureza, etc. ) , devemos orar pelos nossos irmãos impondo as mãos sobre eles para que sejam libertados de qualquer opressão que ainda os prendem ao mal do qual já foram libertados.

Assim, comunicamos a restauração que vem do Senhor e liberamos a fé dos nossos irmãos para que possam se apropriar da obra que Cristo já fez.


É Jesus quem batiza com o Espírito Santo e muitos irmãos já receberam dele o batismo, tanto nos dias apostólicos como agora, sem a interferência de outra pessoa. Entretanto, sabemos pelo livro de Atos que os apóstolos impunham as mãos sobre as pessoas para que recebessem o batismo:

At8:17
"Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo."

At19:6
"Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam."

Com a imposição de mãos comunicamos aos irmãos nossa segurança de que Cristo é o doador da promessa, a cumprirá naquele momento em sua vida. Jesus disse:

Jo7:38-39
" Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem"

Cremos que o Espírito Santo, que em nós habita e flui de nós como um rio de água viva, envolverá e se derramará nesse batismo, sobre aqueles a quem ministrarmos em nome de Jesus.

Considerações

No Novo Testamento há uma advertência sobre a imposição de mãos. Não é uma prática para ser usada levianamente. Ela é mais que um símbolo exterior, pois ai existe também uma identificação com a outra pessoa. Há algo espiritual comunicado aqui:

1Tm5:22
"A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, não te tornes cúmplice dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro."

A Imposição de mãos é uma das verdades básicas que o autor de Hebreus coloca como fundamento da fé, sabendo que a eficácia do poder é de Deus e não nossa.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

A nossa fé se apoia totalmente na pessoa de Jesus Cristo,       "Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação" Rm4:   . A ressurreição de Jesus é a grande diferença e o cristianismo e as demais religiões: nós não temos uma religião, um livro de regras e doutrinas morto e sem poder. Temos uma pessoa viva que vive em nós e nós Nele.

Tal como foi a ressurreição de Jesus, assim será também a nossa. A ressurreição do nosso corpo só é possível pela ressurreição do Senhor Jesus. Pela sua ressurreição ele glorificou e transfigurou a humanidade Nele.

O Discípulo do Senhor Jesus deve viver a vida cristã com a esperança e a segurança da sua ressurreição para a vida eterna.


A bíblia declara que todos os que morrem, tanto crentes como incrédulos, vão ressuscitar. O Antigo Testamento afirma isso:

Jó 19:25-27
"Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; vê-lo-ei ao meu lado, e os meus olhos o contemplarão, e não mais como adversário. O meu coração desfalece dentro de mim!"

Mas é nas páginas do Novo Testamento que encontramos este ensino plenamente desenvolvido:

a) O que Jesus ensinou

Jo 5:21,28-29
"Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer."
"Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo."

Jo 6:39-40,44-45
"E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim."



Jo 11:23-26
"Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?"

b) O que Paulo ensinou

At 24:14-15
"Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos."

1Co 15:-21-23
"Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda."

1Co 15:50-52
"Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados."

c) O que João ensinou

Ap 20:4-6;13-14
"Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos."
"O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo."

Os Judeus Criam na ressurreição geral dos mortos no último dia (Jo11:23-24), mas Jesus revelou algo novo, que foi difícil até para os Seus discípulos compreenderem. Jesus nova revelação: a ressurreição "dentre os mortos". Isto inclui a sua ressurreição e a nossa, como veremos mais adiante.

Os discípulos só compreenderam a idéia da ressurreição dentre os mortos quando ressuscitou (Mc9:9-10). A ressurreição passou a ser o tema central da pregação apostólica, ao ponto de paulo dizer : "E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé." 1Co15:14


O que é a morte ? A morte não é deixar de existir. A morte física ocorre quando o espírito e a alma deixam o corpo. Quando se quebra a unidade entre o espírito, a alma e o corpo então acontece a morte física.

Tg2:26
"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta."
( Ec 12:7  Lc8:54-55  Gn35:18-19  1Re17:20-22  At20:9-10 )

de maneira breve, corpo é a nossa parte física, a alma nossa personalidade e o espírito o fôlego de vida que nos permite relacionar com o mundo espiritual. Assim podemos dizer que a alma e o espírito, por não serem matéria, são indestrutíveis e imortais. (Ec3:11). Isso não significa que o homem tenha vida eterna em si mesmo, mas que ele sempre vai existir.


Os ímpios vão para o "hades" ( palavra grega), o lugar dos mortos

Lc16:22-23
"Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio."

A palavra aqui traduzida como inferno deveria ser "hades". É do hades que os ímpios irão para o juízo eterno (Ap 20:13). Neste texto é usada a palavra "além" no lugar de "hades".

 O "hades" nunca é mencionado como lugar dos crentes, depois que Cristo ressuscitou.


Os crentes da época anterior a ressurreição de Jesus iam para o hades. Havia no hades dois lugares, um lugar de tormento para os ímpios e o lugar de  chamado "Seio de Abraão", para os crentes (Lc16:19-31).

Isto mudou quando Cristo triunfou na cruz, Ele libertou os crentes desse lugar

Ef 4:8 "Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens."

Ou como diz outra tradução: "subindo ao alto, levou multidão de cativos".

Eram os cativos da morte. O diabo tinha o poder da morte (Hb2:14). Jesus tomou para si este poder sobre a morte (Ap1:18) e agora livra os crentes da escravidão da morte.

Os cristãos que morrem no Senhor, ou dormem, vão para onde Jesus está. Paulo fala sobre "partir e estar com Cristo" (Fp1:23). Comparar com Lc23:43,  Rm8:38-39, 2Co5:8.


A doutrina do purgatório

Esta doutrina, sem nenhuma base bíblica, diz que existe um lugar de purificação da alma após a morte. A bíblia só menciona ou "hades" ou "estar com o Senhor". Temos o poder de escolher o nosso destino enquanto ainda estamos vivos (obra redentora de Cristo). Com a morte cessam as nossas opções.

A doutrina da comunicação entre os mortos

Também chamada mediunidade ou necromancia, também não tem sua base na bíblia, pelo contrário, a bíblia taxativamente condena os que tais coisas praticam.

Lv19:31
"Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus."

Jesus deixa claro em seu ensino sobre o rico e Lázaro, que não há comunicação com os mortos. (Lc16:27-31)

A doutrina da reencarnação

Esta também não tem nenhuma base bíblica. A bíblia é clara em dizer que "aos homens está ordenado morrer uma só vez" (Hb9:27). Não se morre para se reencarnar outra vez.. Isto é repugnante ao ensino bíblico e abominação, pois vai de contra a obra redentora de Cristo na cruz em nosso favor. Na história do rico e Lázaro vemos que não foi permitido a Lázaro ir até a casa do rico para falar aos familiares deste sobre a salvação.


Existem dois tipos de ressurreição, a ressurreição para a vida e a ressurreição para o juízo. Estas duas ressurreições são para pessoas diferentes em épocas diferentes.


Esta é a ressurreição dos cristãos. É a ressurreição "dentre os mortos". (Fp3:11, 1Pe 1:3). Isto significa que dentre todos os mortos, os cristãos vão ressuscitar, porem os demais continuarão mortos. Os incrédulos não tomarão parte nesta ressurreição.

Fp3:11 "Para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos."

Em Apocalipse é denominada de "primeira ressurreição". Este texto também afirma que os que  tem parte nesta ressurreição não terão parte na segunda morte.

Ap 20:4-5
"Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição."

Acontecerá na seguinte ordem:
1)      Jesus se manifesta, a trombeta soa. (1Co15:52)
2)      Os cristãos mortos ressuscitarão primeiro.
3)      Os cristãos que estiverem vivos serão arrebatados. (1Ts4;:16-17 1Co15:22,23,51,52)
4)      Nesta ressurreição também estarão os mártires por causa do testemunho de Jesus (Ap20:4 ;  7:13-14)
5)      Será antes do milênio (Ap20:6)
6)      Receberemos corpo espiritual e  imortal.. (1Co15:24,44,53,54; Jo19:25-27; Rm8:23 ; Fp3:21)


É a ressurreição dos incrédulos. Aqui estarão os restantes dos mortos, os que não creram em Jesus Cristo e não ressuscitaram na primeira ressurreição. Acontecerá depois da ressurreição dos santos.

1)      Será juízo porque não crerem no Evangelho - "Quem não crer será condenado" (Mc16;16)
2)      Ocorrerá depois do milênio (Ap20:5,12). Observe a expressão "mortos".
3)      Ressuscitam para serem julgados.  (Ap20:13)


Nós temos a certeza da Vida eterna e a esperança da imortalidade somente por meio de Jesus Cristo.

O que nos assegura a ressurreição dentre os mortos:
1)      O Próprio Cristo: Ele ressuscitou (1Co15:3-4). Mediante a sua ressurreição, Ele garante a nossa ressurreição. "Por um homem ( Cristo ) veio a ressurreição dos mortos" (1Co15:20-21)
2)      Nossa fé Nele garante a nossa ressurreição. Jesus disse "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá; e todo que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Crês isto?" (Jo11:25-26  Rm10:9-10)
3)      O batismo nas águas é fundamentado na morte e ressurreição de Jesus. Por meio dele vivenciamos a realidade da ressurreição dentre os mortos. No batismo há o aspecto presente e futuro da ressurreição (Rm6:4-5  : No verso 4 temos o aspecto presente e no verso 5 o aspecto futuro).  Ver também Cl2:12 ; 3:1.

ADORAÇÃO

Bendito seja Deus, Pai do meu Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Espírito Santo, que revela o meu Salvador, e que conduz a Igreja santa e imaculada na terra.

Senhor Deus, quem confia em ti ainda que tropece, não cai; ainda que sofra, suporta; nunca desespera; sempre é consolado nos momentos de aflição e jamais carrega cargas pesadas sozinho.

Tu, Senhor, és como um rio de águas vivas que flui dentro de mim. És fonte inesgotável que mata a minha sede.

Eu Te louvo! Eu Te adoro!

Flui Senhor, dentro de mim, enche-me com teu Espírito. Dá-me um coração submisso, um coração de discípulo. Abate a minha arrogância, meu egoísmo, minha independência!

Faz-me melhor, para Ti, Senhor! Só Tu, Senhor, és digno de louvor e adoração. Tu és majestade santa. Te amo Senhor!

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte."
Apoc. 20:6
Só existem dois reinos: o de Deus e o de Satanás.
A qual dos dois você pertence?
Se vive para si mesmo, não é ao reino de Deus que você pertence.
Se não reconhece o senhorio de Cristo, não há lugar para você no reino de Deus.
Se não é humilde de espírito, não é cidadão do Reino dos Céus.

Só existem dois senhores: Deus e Satanás.
A qual você serve?
Se ama o pecado, não é a Deus que você serve.
Se vive para fazer a sua própria vontade, de Deus você não é súdito.
Se almeja a glória, as riquezas, os louvores deste mundo, você não serve para Deus.

Só existem dois caminhos: um estreito e outro largo.
O caminho estreito é apertado e cheio de espinhos.
Jesus é esse caminho.
Para encontrar esse caminho é necessário renunciar a si mesmo.
Para andar nesse caminho, você deve tomar diariamente uma cruz.
Para permanecer nesse caminho, precisa seguir a Jesus até o fim.
O caminho largo é fácil e espaçoso.
Nele não há espinho, não há cruz, não há renúncia.
Mas, nele também Deus não está.
Por qual caminho você anda?

Só existem duas árvores: a da Vida e a do conhecimento do bem e do mal.
A Árvore da Vida é o próprio Jesus.
É Árvore que produz muito fruto, fruto de justiça e santidade, de paz e amor.
Quem desse fruto se alimenta, vence o pecado, vence o mundo, vence o mal.
Quem desse fruto se alimenta, tem forças para enfrentar as dificuldades do caminho estreito.
Quem desse fruto se alimenta, se sacia de paz, de esperança, da própria vida de Deus.
A árvore do conhecimento produz muito fruto também.
Fruto agradável aos olhos e proveitoso para dar conhecimento.
Quem desse fruto se alimenta sente-se apto a viver longe de Deus...
Sente-se forte, capaz para viver para si mesmo...
Essa árvore produz alguns frutos parecidos com os da árvore da vida, que podem até confundir.
Mas, ao serem digeridos, não produzem a vida de Cristo.
Podem até produzir muita atividade, muita obra, bondade, muita religiosidade.
Mas, a vida de Jesus, só Jesus, que é a Árvore da Vida, pode produzir.
No final das contas, é a procedência do fruto que faz a diferença.
Não há árvore má que produza bons frutos.
Só Jesus pode produzir a Sua vida em nós.
De qual árvore você se alimenta?

Dois reinos, dois senhores, dois caminhos, duas árvores...
Não há meio-termo, não há outras opções.
Ninguém pode ser neutro, não se posicionar, não se decidir.
Não nascemos no Reino de Deus, não nascemos com a capacidade de servi-lo.
Ninguém nos colocará no caminho estreito, nem andará a nossa jornada, ou tomará cruz que é só nossa.
Não desejamos naturalmente o fruto da Árvore da Vida.
A árvore do conhecimento sempre produz frutos mais tentadores.
Todos necessitamos tomar a decisão:
Sair do reino das trevas e vir para o Reino da Luz,
Renunciar a própria vontade e render-se a vontade de Deus...
Dar meia-volta no caminho largo e espaçoso e passar ao caminho estreito,
Rejeitar os frutos da árvore do conhecimento, desejar a vida de Jesus.
Ninguém está dispensado dessa decisão.
Não é um assunto para religiosos ou ultrapassados.
É um assunto para todos. Na verdade, o maior e mais importante assunto.
Deve ocupar a primazia na nossa lista de prioridades.
Nada é mais importante.

POR QUE?

Porque também só existem duas ETERNIDADES: Céu ou Inferno.
A vida aqui é passageira ... enganosa ...
Mas depois é para sempre, eterno, imutável.
Onde passaremos a eternidade depende de qual reino fazemos parte,
a qual senhor servimos, em qual caminho andamos, de qual árvore nos alimentamos HOJE.

ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE?

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

O CÉU É PARA AQUELES QUE TÊM INTIMIDADE COM DEUS.

O INFERNO É PARA AQUELES VIVERAM PARA SI MESMOS.

A BIBLIA SAGRADA


A Bíblia foi escrita, originalmente, em hebraico, aramaico e grego, depois traduzida para o latim. Até o ano de 1499, havia apenas 35 traduções da Bíblia Sagrada, em virtude da proibição da Igreja Católica de que se fizessem traduções para outras línguas. Em 1799 surgiram mais 59; em 1899 mais 446.

Atualmente, segundo palestra proferido por Bill Mitchell, em Osasco, São Paulo, em 8 de junho de 2006, ela está traduzida para 2.403 línguas, que representam 95% da população mundial. (Bill Mitchell é consultor de tradução da Área das Américas das Sociedades Bíblicas Unidas, e doutor em Teologia). Inicialmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos.

A divisão em capítulos foi feita no ano de 1250 pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas partes. O Antigo Testamento em 1445, pelo rabi Nathan; o Novo Testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris. A primeira Bíblia a ser publicada inteiramente dividida em capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, em 1560.

A Bíblia é composta de duas grandes seções, conhecida como Antigo e Novo Testamento, totalizando 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento e foi escrita num período de aproximadamente 1.500 anos, por mais de 40 autores, das mais variadas profissões e atividades, que viveram e escreveram em países, regiões e continentes afastados uns dos outros, em períodos e condições diversas, mas seus escritos formam uma harmonia inigualável.

O Novo Testamento foi traduzido para a língua portuguesa em 1676, pelo missionário evangélico João Ferreira de Almeida, que começou a traduzir o Antigo Testamento, mas não concluiu, por ter falecido em 6 de agosto de 1691. Quem concluiu a tradução do Antigo Testamento foi o pastor Jacobus op den Akker, começando em 1748 e terminando em 1753, quando foi impressa a primeira Bíblia completa em português, em dois volumes.

A Bíblia completa e mais os apócrifos, foram traduzidos para a língua portuguesa pelo padre Antonio Pereira de Figueiredo, que começou a tarefa em 1725 e terminou em 1790.

A Bíblia católica completa, em português, somente foi publicada em 1819. No Brasil, publicou-se em 1847, em São Luiz do Maranhão, o Novo Testamento, traduzido pelo frei Joaquim de nossa Senhora de Nazaré.

Em 1879, a Sociedade de Literatura Religiosa e Moral do Rio de Janeiro publicou a primeira edição brasileira do Novo Testamento de Almeida, versão revista por José Manoel Garcia, lente do Colégio D.Pedro II, e pelos pastores M.P.B. de Carvalhosa e Alexandre Blackford. A primeira Tradução Brasileira da Bíblia completa, foi publicada em 1917.

A Bíblia Católica brasileira, foi editada em 1932, pelo padre Matos Soares.

Judeus, Cristãos e Católicos usam Bíblias diferentes. A Bíblia Judaica – conhecida por Tanak, sigla que vem das iniciais da divisão (Torah “Lei”, Neviím “Os profetas” e Ketuvim “Os escritos” - é composta apenas do Antigo Testamento; a Bíblia Protestante é composta do Antigo Testamento (o mesmo dos judeus) e do Novo Testamento; a Bíblia Católica é composta do Antigo Testamento, mais o acréscimo de 7 livros apócrifos, que não foram aceitos pelos primeiros cristãos e designados como “não canônicos”, “contestados”, “livros que não podem ser lidos na Igreja” e que são: Sabedoria, Eclesiástico, I e II Macabeus, Tobias, Judite e Baruque; e o Novo Testamento.

A Bíblia é um livro singular. Não há nenhum que se compare a ela. É um livro de respostas. Nela se encontra a manifestação do Eterno Deus, fazendo-se conhecer pessoalmente, firmando pactos e alianças, usando a linguagem humana para trazer a verdade imutável.

Os céticos afirmam que os livros da Bíblia Sagrada não são confiáveis, porque foram escritos por pessoas religiosas, baseadas em suas crenças. Entretanto, há muitas provas que garantem a confiabilidade da Bíblia, a sua autoridade como Palavra de Deus inspirada, e a perfeição dos registros dos eventos históricos que retrata, incluindo aí a vida terrena de Jesus Cristo.

O que torna a Bíblia diferente dos livros sagrados de outras religiões, é que é a única a fazer profecias com milhares de anos de antecedência, e todas elas se cumpriram; o que garante que as profecias que ainda não aconteceram, vão acontecer.

O tempo e a história comprovaram as palavras escritas pelos profetas, como a queda de nações, a destruição do Templo e a diáspora judaica. Anunciou com 4 mil anos de antecedência que os judeus voltariam a viver na “terra prometida” depois que fossem dispersos pelo mundo e hoje o Estado de Israel existe e sobrevive em meio a povos hostis.

A Bíblia nos conduz ao mundo metafísico (que está além de nossos sentidos), onde a mente humana, sozinha, não tem capacidade de penetrar. Nos traz informações privilegiadas sobre Deus e seu relacionamento com o mundo e principalmente de seu plano e propósito para a salvação.

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