VERSÍCULO DO DIA

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16)

Cruz


"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


Todos os cristãos tem o Espírito de Deus habitando em seu interior ( Rm 8:9 ). Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de forma mais poderosa, nos enchendo de virtude , poder e manifestando seus dons. Esta experiência é chamada Batismo no Espírito Santo.

Satanás quer contradizer , trazer confusão e anular esta experiência na vida da Igreja. Cada dia surge uma novidade, alguém que pega um texto isolado da bíblia e começa a pregar gerando muita confusão.

Existem muitas idéias erradas com respeito a isto também. Dizem alguns que:

·      É só para pastores, presbíteros, missionários.
·      É só para quem atinge um determinado grau de santidade.
·      É um prêmio, uma recompensa por obedecer ou fazer a obra de Deus.
·      É muito complicado, não precisamos saber disso agora.


1)      Os grupos tradicionais : rejeitam a experiência do batismo dizendo que o Espírito é dado automaticamente no momento da conversão. Todos os que creram, se arrependeram e foram batizados já receberam o Espírito Santo e não necessitam de nenhuma outra experiência
2)      Os grupos pentecostais e os católicos carismáticos: pregam corretamente que existe uma experiência a mais, além da conversão, um batismo. Porém dizem que há uma "espera", dando a entender que este dom deve ser esperado, buscado e até suplicado. Vão para outro extremo e ignoram que o Espírito Santo já foi dado a todos os que creram.

Onde está o equilíbrio? Precisamos entender que por um lado, o Dom do Espírito Santo já foi dado a todos os que creram e que portanto não é necessário buscar nem esperar aquilo que o Senhor já deu. Mas por outro lado quando alguém se converte deve ser instruído a respeito deste dom, receber imposição de mãos e se apossar da promessa de tal maneira que ela seja evidente, palpável e consciente.

Vamos examinar tudo a luz da Palavra de Deus e procurar responder as seguintes perguntas :
·         Quais as bases bíblicas?
·         O que é o Batismo no Espírito Santo?
·         Por que Jesus quer nos batizar?
·         Como receber o batismo?


Porque devemos crer que este batismo existe e é necessário para nós?

·      João Batista disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo        Mt 3-11
·      Jesus disse que batizaria                                                               At 1:4-8
·      A promessa se cumpriu                                                                At 2:1-4
·      A promessa é para todos os cristãos                                            At 2:38-39
·      Os apóstolos encaminhavam os cristãos para isso                        At 8:14-17
·      A experiência de Paulo                                                                At 9:17
·      A experiência de Cornélio e sua família                                      At 10:44-47
·      Os efésios                                                                                     At 19:1-7

Os textos que falam dos efésios  e dos samaritanos derruba um engano muito grande de que o batismo no Espírito Santo é dado no momento da conversão/batismo nas águas.

Eles tinham crido e ainda não tinham sido batizados no Espírito. Só quando Paulo lhes impôs as mãos foram batizados, falando em línguas e profetizando.



Na bíblia esta experiência é apresentada através de vários termos diferentes:

·         Batismo com o Espírito Santo                 - Mt 3:11  At 1:5
·         Receber o Dom do Espírito Santo           - At 2:38  At 10:35
·         A promessa do Pai                                   - Lc 24:49  At 1:4  At 2:33,39
·         Ficar cheio do Espírito Santo                  - At 2:4
·         Receber o Espírito Santo                         - At 8:17  At 10:47
·         Caiu o Espirito Santo sobre ….               - At 10:44 At 11:15
·         Derramar do Espírito Santo                     - At 2:17,18,33  At 10:45

Todos estes termos se referem a uma mesma experiência: O batismo no Espírito Santo. Mas afinal, o que é ?



“...recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2:38)
O que é um dom?

Dom é um presente, dadiva, algo que foi dado.

·      Não é um prêmio: um prêmio é uma recompensa dada pelo esforço ou mérito de alguém.
·         Não é uma conquista, algo que adquirimos depois de caminhar anos com o Senhor
·         Não está ligado ao que eu faço ou a merecimento.

Ø Jesus é o doador e Ele dá o Espírito Santo a todos. ( a virtude está em quem dá )

Isto significa que não depende do caráter da pessoa nem de sua santidade. Em qualquer momento, seja qual for a situação que você estiver atravessando, você pode se colocar diante de Deus e ser batizado no Espírito.

·      É o Espírito que nos leva a uma vida santa e não uma vida santa que nos leva ao Espírito. É o Espírito que irá transformar o nosso caráter.
·         ( At 3:12  - ...como se pela nossa própria santidade ... )

Temos que crer na promessa do Pai. Ele prometeu e cumpriu, e receber a promessa depende apenas de crer na fidelidade do Pai.



Aquele que recebe fica consciente que recebeu.

É uma experiência porque nós experimentamos algo diferente. É definida porque quando experimentamos somem as dúvidas e é pessoal porque com cada um de nós pode ser diferente. Uns podem profetizar, outros rir, chorar, orar, falar em outras línguas .
Aquele que creu, se arrependeu e foi batizado. tem o espírito santo morando dentro de si. Mas o dom é uma experiência definida que o manifesta.

Tomamos posse da promessa de uma maneira evidente, consciente e NÃO TEMOS MAIS DÚVIDAS se temos o Espírito de Deus.

At 19:2-6
“Perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.”



Lc 24:49
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

·      É poder espiritual.
·      Você é revestido com o poder de Deus
·      E você pode  curar enfermos, operar milagres, profetizar, falar em outras línguas, ter revelação da Palavra de Deus , etc.


At 1:8  
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.”

Um dos significados da palavra poder é “capacidade para fazer”.

É a nossa capacitação para:
·      Fazer discípulos
·      Ser testemunhas de Cristo
·      Anunciar o Evangelho do Reino
·      Falar com autoridade e poder.

I Co 2:4
“A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder.”

Se estamos cheios do Espírito seremos testemunhas eficientes de Cristo e manifestaremos o Senhor Jesus não apenas com palavras, mas com poder, pelo Espírito Santo que habita em nós.


Para nos dar poder , força , graça , virtude , dinamismo, unção.
( “...recebeis poder... ” )

·      Poder para fazermos toda a vontade de Deus  ( Ez 36:26-27 - novo coração ).
Isso é possível e fácil se andarmos no espírito.  

Rm  8:3-9
“Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

·      Poder para amar, louvar, perdoar , suportar , obedecer e para tudo que Deus mandar fazer.
·      Poder para sermos testemunhas dando-nos ousadia , graça , palavra , etc.
·      Poder para sermos transformados à imagem de Cristo

Rm 3:18
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”


Gl 3:14
“Para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.”

Nós recebemos pela fé ( como todas as promessas de Deus )

Não é por um esforço mental, recitando alguma fórmula , repetindo uma oração, ou  fazendo algum ritual.
( Ex : repetir glória, glória, gloglo...  =  tijolo, tijolo )

·      Devemos ouvir a palavra com fé e crer em Deus, que fez a promessa.
·      Pedir com fé ( não o Espírito que já foi dado, mas a experiência, o batismo ).
Lc 11:9-13    Mc 11:24     Jo 4:14-15
·      Receber com fé      Jo 7:37-39
·      Deixar fluir com fé              ( os rios de água viva )         (v38)
( Se render a Deus.  Não resistir. Deixe fluir, dando graças a Deus, louvando falando em línguas.  Se tiver que ajoelhar, ajoelhe. Se quiser chorar, chore. Se quiser rir, ria. Não tenha vergonha, não tenha medo )

Ele está em nós, mas pode agir ou não.

·      Ele age quando dependemos dele, quando nos rendemos a Ele , quando nos esvaziamos de nós mesmos.
·      Se formos soberbos, cheios de si, ele não encontra espaço e se cala. Ele não forçará nada.


Muitos pensam que uma pessoa é batizada no Espírito quando começa a falar em línguas. Mas isto nem sempre é verdadeiro. Não há nenhum texto que fale claramente que só recebe o Espírito quem fala em línguas. Por isso devemos estar abertos para aceitar que alguém seja batizado sem falar em línguas.

O falar em línguas é uma evidência, mas não necessária do batismo no Espírito Santo. Uma pessoa pode ser batizada no Espírito e não falar em línguas. Ela pode profetizar, glorificar a Deus em espírito, chorar de arrependimento, se quebrantar, dar vivas de júbilo e muitas outras manifestações.

Mas mediante as evidências que encontramos no livro de Atos dos apóstolos, devemos considerar como exceção o fato de uma pessoa ser batizada no Espírito e não falar em línguas; e não como regra.

Vemos que isto aconteceu
·         No pentecostes    - At  2:4
·         Na casa de Cornélio   - At 10:46
·         Com os doze efésios   - At 19:6
·         Sobre Paulo  ( At  9:17 ) não diz nada, mas vemos em I Corintios que ele falava em línguas, e inclusive queria que todos falassem. ( 1Co14:5;18 )

Normalmente quando a pessoa não fala em línguas é porque existe algum bloqueio. A nossa mente nesse caso atrapalha. Ficamos tentando entender o que acontece e impedimos a manifestação do Espírito. ( as vezes por medo, as vezes por religiosidade )


Quando a bíblia fala se ser cheio do Espírito Santo, nem sempre ela está falando de uma mesma experiência.

No texto original, em grego, aparecem duas palavras diferentes descrevendo experiências diferentes, mas quando foram traduzidas para o português usou-se uma única palavra ( cheio ) como se fosse uma única experiência.

A primeira palavra é Pimpleimi:

Aparece em    Lc 1:15           Lc 1:41           Lc 1:67-68
                        At 4:31           At 4:8             At 9:17           At 13:9-11

Ela significa ficar cheio.
·      Dá a entender que antes não estava.
·      É uma experiência repentina, momentânea.
·      Não é contínua
·      É para cumprir um determinado propósito.
·      É o revestimento de poder para profetizar, testemunhar , fazer a obra de Deus.

A segunda palavra é Pleiros:

Aparece em     Lc 4:1             Ef 5:18
                        At 6:3             At 7:55           At 11:24

Esta palavra significa ser cheio.
·      Não como uma experiência momentânea
·      De maneira continua
·      Estar sempre cheio.
·      Não está relacionada com uma obra a fazer, mas com uma vida no Espírito.


·      Os textos em que aparece a palavra pimpleime dão a idéia se ser enchido de fora para dentro, o que combina com as palavras caiu, e derramado.
·      Já a palavra pleiros dá a entender um enchimento de dentro para fora.

·      A primeira é um derramamento.
·      A segunda é um transbordamento

·      A primeira nos dá poder.
·      A segunda nos dá vida, nos enche de vida.

·      A primeira dá poder para testemunhar falando de Cristo.
·      A segunda é para mostrar o caráter de Cristo.

·      A primeira nos capacita a manifestar os dons do Espírito descritos em ICo 12:7-11
·      A segunda nos capacita a manifestar o fruto do Espírito descrito em Gl 5:22-23

·      A primeira é uma experiência definida.
·      A segunda é um processo de crescimento.

A maior diferença é que:

A primeira se recebe na porta, sem nenhuma condição a não ser arrependimento e batismo.
A segunda requer um contínuo esvaziamento de si mesmo, uma contínua operação da cruz de Cristo, um quebrantamento contínuo aceitando o governo de Deus.

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ADORAÇÃO

Bendito seja Deus, Pai do meu Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Espírito Santo, que revela o meu Salvador, e que conduz a Igreja santa e imaculada na terra.

Senhor Deus, quem confia em ti ainda que tropece, não cai; ainda que sofra, suporta; nunca desespera; sempre é consolado nos momentos de aflição e jamais carrega cargas pesadas sozinho.

Tu, Senhor, és como um rio de águas vivas que flui dentro de mim. És fonte inesgotável que mata a minha sede.

Eu Te louvo! Eu Te adoro!

Flui Senhor, dentro de mim, enche-me com teu Espírito. Dá-me um coração submisso, um coração de discípulo. Abate a minha arrogância, meu egoísmo, minha independência!

Faz-me melhor, para Ti, Senhor! Só Tu, Senhor, és digno de louvor e adoração. Tu és majestade santa. Te amo Senhor!

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte."
Apoc. 20:6
Só existem dois reinos: o de Deus e o de Satanás.
A qual dos dois você pertence?
Se vive para si mesmo, não é ao reino de Deus que você pertence.
Se não reconhece o senhorio de Cristo, não há lugar para você no reino de Deus.
Se não é humilde de espírito, não é cidadão do Reino dos Céus.

Só existem dois senhores: Deus e Satanás.
A qual você serve?
Se ama o pecado, não é a Deus que você serve.
Se vive para fazer a sua própria vontade, de Deus você não é súdito.
Se almeja a glória, as riquezas, os louvores deste mundo, você não serve para Deus.

Só existem dois caminhos: um estreito e outro largo.
O caminho estreito é apertado e cheio de espinhos.
Jesus é esse caminho.
Para encontrar esse caminho é necessário renunciar a si mesmo.
Para andar nesse caminho, você deve tomar diariamente uma cruz.
Para permanecer nesse caminho, precisa seguir a Jesus até o fim.
O caminho largo é fácil e espaçoso.
Nele não há espinho, não há cruz, não há renúncia.
Mas, nele também Deus não está.
Por qual caminho você anda?

Só existem duas árvores: a da Vida e a do conhecimento do bem e do mal.
A Árvore da Vida é o próprio Jesus.
É Árvore que produz muito fruto, fruto de justiça e santidade, de paz e amor.
Quem desse fruto se alimenta, vence o pecado, vence o mundo, vence o mal.
Quem desse fruto se alimenta, tem forças para enfrentar as dificuldades do caminho estreito.
Quem desse fruto se alimenta, se sacia de paz, de esperança, da própria vida de Deus.
A árvore do conhecimento produz muito fruto também.
Fruto agradável aos olhos e proveitoso para dar conhecimento.
Quem desse fruto se alimenta sente-se apto a viver longe de Deus...
Sente-se forte, capaz para viver para si mesmo...
Essa árvore produz alguns frutos parecidos com os da árvore da vida, que podem até confundir.
Mas, ao serem digeridos, não produzem a vida de Cristo.
Podem até produzir muita atividade, muita obra, bondade, muita religiosidade.
Mas, a vida de Jesus, só Jesus, que é a Árvore da Vida, pode produzir.
No final das contas, é a procedência do fruto que faz a diferença.
Não há árvore má que produza bons frutos.
Só Jesus pode produzir a Sua vida em nós.
De qual árvore você se alimenta?

Dois reinos, dois senhores, dois caminhos, duas árvores...
Não há meio-termo, não há outras opções.
Ninguém pode ser neutro, não se posicionar, não se decidir.
Não nascemos no Reino de Deus, não nascemos com a capacidade de servi-lo.
Ninguém nos colocará no caminho estreito, nem andará a nossa jornada, ou tomará cruz que é só nossa.
Não desejamos naturalmente o fruto da Árvore da Vida.
A árvore do conhecimento sempre produz frutos mais tentadores.
Todos necessitamos tomar a decisão:
Sair do reino das trevas e vir para o Reino da Luz,
Renunciar a própria vontade e render-se a vontade de Deus...
Dar meia-volta no caminho largo e espaçoso e passar ao caminho estreito,
Rejeitar os frutos da árvore do conhecimento, desejar a vida de Jesus.
Ninguém está dispensado dessa decisão.
Não é um assunto para religiosos ou ultrapassados.
É um assunto para todos. Na verdade, o maior e mais importante assunto.
Deve ocupar a primazia na nossa lista de prioridades.
Nada é mais importante.

POR QUE?

Porque também só existem duas ETERNIDADES: Céu ou Inferno.
A vida aqui é passageira ... enganosa ...
Mas depois é para sempre, eterno, imutável.
Onde passaremos a eternidade depende de qual reino fazemos parte,
a qual senhor servimos, em qual caminho andamos, de qual árvore nos alimentamos HOJE.

ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE?

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

O CÉU É PARA AQUELES QUE TÊM INTIMIDADE COM DEUS.

O INFERNO É PARA AQUELES VIVERAM PARA SI MESMOS.

A BIBLIA SAGRADA


A Bíblia foi escrita, originalmente, em hebraico, aramaico e grego, depois traduzida para o latim. Até o ano de 1499, havia apenas 35 traduções da Bíblia Sagrada, em virtude da proibição da Igreja Católica de que se fizessem traduções para outras línguas. Em 1799 surgiram mais 59; em 1899 mais 446.

Atualmente, segundo palestra proferido por Bill Mitchell, em Osasco, São Paulo, em 8 de junho de 2006, ela está traduzida para 2.403 línguas, que representam 95% da população mundial. (Bill Mitchell é consultor de tradução da Área das Américas das Sociedades Bíblicas Unidas, e doutor em Teologia). Inicialmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos.

A divisão em capítulos foi feita no ano de 1250 pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas partes. O Antigo Testamento em 1445, pelo rabi Nathan; o Novo Testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris. A primeira Bíblia a ser publicada inteiramente dividida em capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, em 1560.

A Bíblia é composta de duas grandes seções, conhecida como Antigo e Novo Testamento, totalizando 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento e foi escrita num período de aproximadamente 1.500 anos, por mais de 40 autores, das mais variadas profissões e atividades, que viveram e escreveram em países, regiões e continentes afastados uns dos outros, em períodos e condições diversas, mas seus escritos formam uma harmonia inigualável.

O Novo Testamento foi traduzido para a língua portuguesa em 1676, pelo missionário evangélico João Ferreira de Almeida, que começou a traduzir o Antigo Testamento, mas não concluiu, por ter falecido em 6 de agosto de 1691. Quem concluiu a tradução do Antigo Testamento foi o pastor Jacobus op den Akker, começando em 1748 e terminando em 1753, quando foi impressa a primeira Bíblia completa em português, em dois volumes.

A Bíblia completa e mais os apócrifos, foram traduzidos para a língua portuguesa pelo padre Antonio Pereira de Figueiredo, que começou a tarefa em 1725 e terminou em 1790.

A Bíblia católica completa, em português, somente foi publicada em 1819. No Brasil, publicou-se em 1847, em São Luiz do Maranhão, o Novo Testamento, traduzido pelo frei Joaquim de nossa Senhora de Nazaré.

Em 1879, a Sociedade de Literatura Religiosa e Moral do Rio de Janeiro publicou a primeira edição brasileira do Novo Testamento de Almeida, versão revista por José Manoel Garcia, lente do Colégio D.Pedro II, e pelos pastores M.P.B. de Carvalhosa e Alexandre Blackford. A primeira Tradução Brasileira da Bíblia completa, foi publicada em 1917.

A Bíblia Católica brasileira, foi editada em 1932, pelo padre Matos Soares.

Judeus, Cristãos e Católicos usam Bíblias diferentes. A Bíblia Judaica – conhecida por Tanak, sigla que vem das iniciais da divisão (Torah “Lei”, Neviím “Os profetas” e Ketuvim “Os escritos” - é composta apenas do Antigo Testamento; a Bíblia Protestante é composta do Antigo Testamento (o mesmo dos judeus) e do Novo Testamento; a Bíblia Católica é composta do Antigo Testamento, mais o acréscimo de 7 livros apócrifos, que não foram aceitos pelos primeiros cristãos e designados como “não canônicos”, “contestados”, “livros que não podem ser lidos na Igreja” e que são: Sabedoria, Eclesiástico, I e II Macabeus, Tobias, Judite e Baruque; e o Novo Testamento.

A Bíblia é um livro singular. Não há nenhum que se compare a ela. É um livro de respostas. Nela se encontra a manifestação do Eterno Deus, fazendo-se conhecer pessoalmente, firmando pactos e alianças, usando a linguagem humana para trazer a verdade imutável.

Os céticos afirmam que os livros da Bíblia Sagrada não são confiáveis, porque foram escritos por pessoas religiosas, baseadas em suas crenças. Entretanto, há muitas provas que garantem a confiabilidade da Bíblia, a sua autoridade como Palavra de Deus inspirada, e a perfeição dos registros dos eventos históricos que retrata, incluindo aí a vida terrena de Jesus Cristo.

O que torna a Bíblia diferente dos livros sagrados de outras religiões, é que é a única a fazer profecias com milhares de anos de antecedência, e todas elas se cumpriram; o que garante que as profecias que ainda não aconteceram, vão acontecer.

O tempo e a história comprovaram as palavras escritas pelos profetas, como a queda de nações, a destruição do Templo e a diáspora judaica. Anunciou com 4 mil anos de antecedência que os judeus voltariam a viver na “terra prometida” depois que fossem dispersos pelo mundo e hoje o Estado de Israel existe e sobrevive em meio a povos hostis.

A Bíblia nos conduz ao mundo metafísico (que está além de nossos sentidos), onde a mente humana, sozinha, não tem capacidade de penetrar. Nos traz informações privilegiadas sobre Deus e seu relacionamento com o mundo e principalmente de seu plano e propósito para a salvação.

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