VERSÍCULO DO DIA

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16)

Cruz


"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona

quinta-feira, 24 de maio de 2012

OS MINISTÉRIOS DA IGREJA


 "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores"(Efésios 4:11)
Embora haja muitos serviços e tarefas práticas a serem feitas (tais como limpar, arrumar locais de reunião, hospedar irmãos de fora, preparar a ceia, tocar instrumentos, etc..), o serviço dos santos é muito mais do que isto.

Estas tarefas simples são muito importantes, mas certamente não são um ministério ou sacerdócio. Ninguém pode fazer só estas coisas e dizer "estou cumprindo o meu ministério". 

O ministério do Corpo é o de multiplicar a vida de Cristo.

Isto acontece quando através deste serviço, alguém se converte a Cristo ou alguém cresce em Cristo. Todos os santos devem participar neste ministério. Todos têm graça e unção do Senhor para isto.

Os ministérios encontrados em Efésios 4:11, não são dados a todos os irmãos, pois são específicos. Deus, pela sua soberana vontade, coloca pessoas específicas para desempenhá-los. Entretanto, há alguns serviços que não são específicos, pois são dados para TODOS os irmãos. São ministérios comuns, dados a TODOS, nos quais TODOS devem ser treinados e exercitados para funcionarem.  Podemos resumir estes ministérios comuns em basicamente dois:

  Ser testemunhas.  Atos 1:8 e I Pedro 2:9
  Edificar nas juntas e ligamentos.  Efésios 4:15-16 e Colossenses 2:19.
           

·         Atos 1:8 : O Espírito Santo não nos foi dado para nos sentirmos bem, mas principalmente para capacitar-nos para sermos TESTEMUNHAS.

·         I Pedro 2:9 : Todos no povo de Deus são SACERDOTES do Senhor, a fim de serem PROCLAMADORES DE SUAS VIRTUDES.

·         II Coríntios 5:20 : Fomos feitos EMBAIXADORES, ou seja, representantes de Cristo na terra. Mateus 28:18-20 - Jesus manda fazer discípulos. Vemos que a responsabilidade de pregar a Palavra aos incrédulos é de toda a igreja. Todos fomos capacitados por Deus para proclamar a sua verdade.  O meio que Deus escolheu para alcançar as pessoas para o seu reino, foi a proclamação de sua Palavra pelo seu povo.  A proclamação do evangelho é responsabilidade da igreja.   Se a igreja não proclama as pessoas não se convertem, e o propósito de Deus não se cumpre.

·         Jesus disse "enquanto estou no mundo sou a luz do mundo" - depois, disse "vós sois a luz do mundo".

·         A responsabilidade de pregar é nossa. Atos 9 - Jesus aparece a Paulo mas não lhe prega (envia Ananias); Atos 10 - o anjo aparece a Cornélio e não lhe prega (manda chamar Pedro). Como se desenvolve este ministério de testemunhas? Vejamos a seguir alguns princípios que ajudarão o discípulo a se desenvolver neste ministério:


Como Jesus fez para formar em seus discípulos o ministério de ser testemunhas? Jesus estava sempre NA RUA com eles. Raramente ficavam dentro de quatro paredes.  Eles aprenderam a ser testemunhas vendo Jesus sempre em contato com as pessoas. Eles estavam sempre junto com Jesus, vendo como ele fazia.  A SALA DE AULA DOS DISCÍPULOS DE JESUS ERA A RUA E AS PESSOAS ESTAVAM LÁ.

Até mesmo quando Jesus ensinava algo aos discípulos, ele o fazia na rua, diante das multidões.  E as multidões também ouviam o ensino de Jesus (compare Mateus 5:1-2 com Mateus 7:28).

Depois que Jesus subiu ao Pai os discípulos continuaram usando a sua estratégia. Em Atos 2:46 e 5:12 vemos que os irmãos costumavam se encontrar diariamente no templo, no pórtico de Salomão. Ora, este não era um lugar de reunião com bancos e púlpitos como temos hoje. Era um lugar público onde havia muita gente. Era um lugar onde estava o povo da cidade.

Se hoje quisermos que os irmãos sejam treinados para serem testemunhas, falando aos homens com toda a intrepidez, sem timidez ou medo, devemos estar na rua com eles o maior tempo possível. Devemos "sair" de todas as formas. Em grupos pequenos, com alguns discípulos e também em grupos maiores. DEVEMOS ESTAR NA RUA COM OS DISCÍPULOS, NO MEIO DO POVO.


Este é outro ministério que Deus deu a toda a igreja. A todos os santos. Observemos o texto de Efésios 4:16. Este versículo se desenvolve em três etapas distintas:
·         de quem todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxilio de todas as    juntas...
·         segundo a justa cooperação de cada parte...
·         efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Aqui temos uma seqüência encadeada para a edificação. A terceira etapa do versículo contém uma afirmação tremenda. O Espírito Santo está afirmando que É O PRÓPRIO CORPO QUE PRODUZ O SEU AUMENTO E A SUA EDIFICAÇÃO. Mais uma vez podemos entender que não são os ministérios do versículo 11 que vão produzir a edificação, mas é o próprio corpo que se edifica.

Mas como o corpo vai produzir esta edificação? O corpo produzirá esta edificação quando houver A JUSTA COOPERAÇÃO DE CADA PARTE (CADA MEMBRO), e não pela cooperação de alguns poucos.
            Agora vamos à pergunta principal: Como alcançar isto? Como levar cada membro a dar a sua justa cooperação?  A resposta encontra-se na primeira parte do versículo.  Para que cada membro do corpo faça a sua parte, é necessário que todo o corpo esteja bem ajustado e ligado pelo auxílio de TODA JUNTA. Necessitamos que o corpo esteja ajustado e ligado, e o meio de obter isto é através das JUNTAS.

Esta palavrinha - junta - foi esquecida pela igreja, mas temos que lembrar que o Espírito Santo não está fazendo poesia sobre o corpo de Cristo. O Espírito Santo está usando uma linguagem humana para nos falar de uma realidade espiritual. Sabemos bem o que é um membro do corpo humano, por isso podemos entender o que é um membro no corpo de Cristo, e como cada membro é importante. Então, devemos saber bem o que é uma junta no corpo humano, para sabermos como são as juntas no corpo de Cristo. Pois bem: O que é uma junta?

O texto de Colossenses 2:19 ajuda muito porque ali fala de JUNTAS E LIGAMENTOS.

“e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.”

Conforme o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda, Editora Nova Fronteira - ligamento é uma "parte fibrosa muito resistente, que serve para ligar os ossos ou os órgãos". As juntas são articulações que formam conexões entre os ossos. Os ligamentos passam por dentro das juntas e dão firmeza e resistência a estas ligações. Juntas e ligamentos, portanto, servem para harmonizar o corpo humano. Cada membro do corpo humano deve estar no seu devido lugar de funcionamento, firmado e consolidado por um vínculo ESPECÍFICO FORTE E RESISTENTE, com outros membros.

Se as juntas e ligamentos no corpo humano são "conexões" entre os membros, no corpo de Cristo, logicamente, são RELAÇÕES FORTES, RESISTENTES E ESPECÍFICAS entre os membros, que produzem suprimento, cooperação, crescimento e edificação. Se a igreja não estiver assim estruturada, ela será como uma "sacola de membros" e não como um corpo.

Uma sacola pode conter todos os membros de um corpo, mas se não estiverem vinculados por juntas e ligamentos, não haverá harmonia nem vida. Quem não está vinculado desta forma ao corpo, não retém a Cabeça, pois não pode ser comandado pelo Cabeça, que é Cristo! Como a cabeça pode comandar uma “sacola de membros”?

Assim, a principal função dos ministérios do v. 11, e de todos os líderes que os ajudam, é ordenar os santos, com seus relacionamentos adequados, para que o corpo produza aumento e edificação, pela cooperação de cada parte. 

Toda a prática, de como estas coisas podem acontecer, não é explicada na carta aos Efésios.  Mas podemos aprender vendo nos evangelhos e no livro de Atos, como Jesus e os apóstolos praticaram estas realidades espirituais.

Algumas denominações dão o nome de Pequeno Grupo, Célula ou Grupo Caseiro a estas juntas, que são compostas geralmente de 3 a 12 membros. É nos Pequenos Grupos, Células, Grupos Caseiros, ou simplesmente juntas, onde o relacionamento entre os irmãos é exercido em sua plenitude. É onde aprendemos a depender uns dos outros, É onde passamos a nos conhecer intimamente. É onde aprendemos uns com os outros. É onde crescemos no conhecimento da palavra. É onde nossos defeitos são corrigidos. É onde a vida de cada membro é colocada na luz. É onde aprendemos, verdadeiramente, a fazer parte do Corpo de Cristo.

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ADORAÇÃO

Bendito seja Deus, Pai do meu Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Espírito Santo, que revela o meu Salvador, e que conduz a Igreja santa e imaculada na terra.

Senhor Deus, quem confia em ti ainda que tropece, não cai; ainda que sofra, suporta; nunca desespera; sempre é consolado nos momentos de aflição e jamais carrega cargas pesadas sozinho.

Tu, Senhor, és como um rio de águas vivas que flui dentro de mim. És fonte inesgotável que mata a minha sede.

Eu Te louvo! Eu Te adoro!

Flui Senhor, dentro de mim, enche-me com teu Espírito. Dá-me um coração submisso, um coração de discípulo. Abate a minha arrogância, meu egoísmo, minha independência!

Faz-me melhor, para Ti, Senhor! Só Tu, Senhor, és digno de louvor e adoração. Tu és majestade santa. Te amo Senhor!

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte."
Apoc. 20:6
Só existem dois reinos: o de Deus e o de Satanás.
A qual dos dois você pertence?
Se vive para si mesmo, não é ao reino de Deus que você pertence.
Se não reconhece o senhorio de Cristo, não há lugar para você no reino de Deus.
Se não é humilde de espírito, não é cidadão do Reino dos Céus.

Só existem dois senhores: Deus e Satanás.
A qual você serve?
Se ama o pecado, não é a Deus que você serve.
Se vive para fazer a sua própria vontade, de Deus você não é súdito.
Se almeja a glória, as riquezas, os louvores deste mundo, você não serve para Deus.

Só existem dois caminhos: um estreito e outro largo.
O caminho estreito é apertado e cheio de espinhos.
Jesus é esse caminho.
Para encontrar esse caminho é necessário renunciar a si mesmo.
Para andar nesse caminho, você deve tomar diariamente uma cruz.
Para permanecer nesse caminho, precisa seguir a Jesus até o fim.
O caminho largo é fácil e espaçoso.
Nele não há espinho, não há cruz, não há renúncia.
Mas, nele também Deus não está.
Por qual caminho você anda?

Só existem duas árvores: a da Vida e a do conhecimento do bem e do mal.
A Árvore da Vida é o próprio Jesus.
É Árvore que produz muito fruto, fruto de justiça e santidade, de paz e amor.
Quem desse fruto se alimenta, vence o pecado, vence o mundo, vence o mal.
Quem desse fruto se alimenta, tem forças para enfrentar as dificuldades do caminho estreito.
Quem desse fruto se alimenta, se sacia de paz, de esperança, da própria vida de Deus.
A árvore do conhecimento produz muito fruto também.
Fruto agradável aos olhos e proveitoso para dar conhecimento.
Quem desse fruto se alimenta sente-se apto a viver longe de Deus...
Sente-se forte, capaz para viver para si mesmo...
Essa árvore produz alguns frutos parecidos com os da árvore da vida, que podem até confundir.
Mas, ao serem digeridos, não produzem a vida de Cristo.
Podem até produzir muita atividade, muita obra, bondade, muita religiosidade.
Mas, a vida de Jesus, só Jesus, que é a Árvore da Vida, pode produzir.
No final das contas, é a procedência do fruto que faz a diferença.
Não há árvore má que produza bons frutos.
Só Jesus pode produzir a Sua vida em nós.
De qual árvore você se alimenta?

Dois reinos, dois senhores, dois caminhos, duas árvores...
Não há meio-termo, não há outras opções.
Ninguém pode ser neutro, não se posicionar, não se decidir.
Não nascemos no Reino de Deus, não nascemos com a capacidade de servi-lo.
Ninguém nos colocará no caminho estreito, nem andará a nossa jornada, ou tomará cruz que é só nossa.
Não desejamos naturalmente o fruto da Árvore da Vida.
A árvore do conhecimento sempre produz frutos mais tentadores.
Todos necessitamos tomar a decisão:
Sair do reino das trevas e vir para o Reino da Luz,
Renunciar a própria vontade e render-se a vontade de Deus...
Dar meia-volta no caminho largo e espaçoso e passar ao caminho estreito,
Rejeitar os frutos da árvore do conhecimento, desejar a vida de Jesus.
Ninguém está dispensado dessa decisão.
Não é um assunto para religiosos ou ultrapassados.
É um assunto para todos. Na verdade, o maior e mais importante assunto.
Deve ocupar a primazia na nossa lista de prioridades.
Nada é mais importante.

POR QUE?

Porque também só existem duas ETERNIDADES: Céu ou Inferno.
A vida aqui é passageira ... enganosa ...
Mas depois é para sempre, eterno, imutável.
Onde passaremos a eternidade depende de qual reino fazemos parte,
a qual senhor servimos, em qual caminho andamos, de qual árvore nos alimentamos HOJE.

ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE?

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

O CÉU É PARA AQUELES QUE TÊM INTIMIDADE COM DEUS.

O INFERNO É PARA AQUELES VIVERAM PARA SI MESMOS.

A BIBLIA SAGRADA


A Bíblia foi escrita, originalmente, em hebraico, aramaico e grego, depois traduzida para o latim. Até o ano de 1499, havia apenas 35 traduções da Bíblia Sagrada, em virtude da proibição da Igreja Católica de que se fizessem traduções para outras línguas. Em 1799 surgiram mais 59; em 1899 mais 446.

Atualmente, segundo palestra proferido por Bill Mitchell, em Osasco, São Paulo, em 8 de junho de 2006, ela está traduzida para 2.403 línguas, que representam 95% da população mundial. (Bill Mitchell é consultor de tradução da Área das Américas das Sociedades Bíblicas Unidas, e doutor em Teologia). Inicialmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos.

A divisão em capítulos foi feita no ano de 1250 pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas partes. O Antigo Testamento em 1445, pelo rabi Nathan; o Novo Testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris. A primeira Bíblia a ser publicada inteiramente dividida em capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, em 1560.

A Bíblia é composta de duas grandes seções, conhecida como Antigo e Novo Testamento, totalizando 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento e foi escrita num período de aproximadamente 1.500 anos, por mais de 40 autores, das mais variadas profissões e atividades, que viveram e escreveram em países, regiões e continentes afastados uns dos outros, em períodos e condições diversas, mas seus escritos formam uma harmonia inigualável.

O Novo Testamento foi traduzido para a língua portuguesa em 1676, pelo missionário evangélico João Ferreira de Almeida, que começou a traduzir o Antigo Testamento, mas não concluiu, por ter falecido em 6 de agosto de 1691. Quem concluiu a tradução do Antigo Testamento foi o pastor Jacobus op den Akker, começando em 1748 e terminando em 1753, quando foi impressa a primeira Bíblia completa em português, em dois volumes.

A Bíblia completa e mais os apócrifos, foram traduzidos para a língua portuguesa pelo padre Antonio Pereira de Figueiredo, que começou a tarefa em 1725 e terminou em 1790.

A Bíblia católica completa, em português, somente foi publicada em 1819. No Brasil, publicou-se em 1847, em São Luiz do Maranhão, o Novo Testamento, traduzido pelo frei Joaquim de nossa Senhora de Nazaré.

Em 1879, a Sociedade de Literatura Religiosa e Moral do Rio de Janeiro publicou a primeira edição brasileira do Novo Testamento de Almeida, versão revista por José Manoel Garcia, lente do Colégio D.Pedro II, e pelos pastores M.P.B. de Carvalhosa e Alexandre Blackford. A primeira Tradução Brasileira da Bíblia completa, foi publicada em 1917.

A Bíblia Católica brasileira, foi editada em 1932, pelo padre Matos Soares.

Judeus, Cristãos e Católicos usam Bíblias diferentes. A Bíblia Judaica – conhecida por Tanak, sigla que vem das iniciais da divisão (Torah “Lei”, Neviím “Os profetas” e Ketuvim “Os escritos” - é composta apenas do Antigo Testamento; a Bíblia Protestante é composta do Antigo Testamento (o mesmo dos judeus) e do Novo Testamento; a Bíblia Católica é composta do Antigo Testamento, mais o acréscimo de 7 livros apócrifos, que não foram aceitos pelos primeiros cristãos e designados como “não canônicos”, “contestados”, “livros que não podem ser lidos na Igreja” e que são: Sabedoria, Eclesiástico, I e II Macabeus, Tobias, Judite e Baruque; e o Novo Testamento.

A Bíblia é um livro singular. Não há nenhum que se compare a ela. É um livro de respostas. Nela se encontra a manifestação do Eterno Deus, fazendo-se conhecer pessoalmente, firmando pactos e alianças, usando a linguagem humana para trazer a verdade imutável.

Os céticos afirmam que os livros da Bíblia Sagrada não são confiáveis, porque foram escritos por pessoas religiosas, baseadas em suas crenças. Entretanto, há muitas provas que garantem a confiabilidade da Bíblia, a sua autoridade como Palavra de Deus inspirada, e a perfeição dos registros dos eventos históricos que retrata, incluindo aí a vida terrena de Jesus Cristo.

O que torna a Bíblia diferente dos livros sagrados de outras religiões, é que é a única a fazer profecias com milhares de anos de antecedência, e todas elas se cumpriram; o que garante que as profecias que ainda não aconteceram, vão acontecer.

O tempo e a história comprovaram as palavras escritas pelos profetas, como a queda de nações, a destruição do Templo e a diáspora judaica. Anunciou com 4 mil anos de antecedência que os judeus voltariam a viver na “terra prometida” depois que fossem dispersos pelo mundo e hoje o Estado de Israel existe e sobrevive em meio a povos hostis.

A Bíblia nos conduz ao mundo metafísico (que está além de nossos sentidos), onde a mente humana, sozinha, não tem capacidade de penetrar. Nos traz informações privilegiadas sobre Deus e seu relacionamento com o mundo e principalmente de seu plano e propósito para a salvação.

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